2ª Semana Mundial de Combate à Sífilis tem palestra de abertura e ações por toda a cidade

Destaques

A população poderá durante toda a semana realizar gratuitamente o teste de sífilis nas Unidades Básicas de Saúde da cidade

Começou a 2ª Semana Mundial de Combate à Sífilis em Várzea Paulista, a série de atividades teve início com uma palestra na Câmara Municipal de Várzea Paulista, ministrada pela coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) do Município, Luzinete Dias de Souza, que apresentou dados importantes, como: o aumento do número de casos no município, métodos de prevenção e a gravidade da doença. E ainda na sequência teve a apresentação dos médicos infectologistas Maria do Carmo Brum e Fernando Max

De acordo com a palestrante, o CTA de Várzea Paulista vem registrando um aumento no número de casos da sífilis nos últimos oito anos, somente em 2017, 89 casos de sífilis adquiridas foram registrados. Luzinete Souza aproveitou para destacar a importância de falar sobre a doença, a sua causa e a eficácia do teste e seu tratamento. “Essa semana vamos fortalecer ainda mais o trabalho de prevenção aqui na cidade, o objetivo é erradicar a sífilis congênita”, informou Souza.

A Semana Mundial de Combate à Sífilis é uma forma de destacar o valor da prevenção e reforçar como é possível prevenir a doença. “A sífilis é um problema mundial e o que nós queremos fazer é ensinar a todos a relevância da prevenção”, destacou Luzinete Dias de Souza, que é coordenadora do programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis do Centro de Testagem e Aconselhamento de Várzea Paulista e palestrante do evento.

Além da palestra de abertura, durante toda a semana o trabalho de testagem da sífilis será intensificado e todos que quiserem realizar o teste, é só se dirigir a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa. O horário de atendimento será das 9h às 11h da manhã e das 13h às 15h. O Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica na Praça Castro Alves, s/nº – na Vila São José, também estará com o horário especial no sábado (28) das 7h30 às 11h e das 13h30 às 15h.

A testagem, o diagnóstico e o tratamento da sífilis são direitos garantidos pelo SUS e estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista. A testagem rápida de sífilis é eficaz e segura e de fácil execução, com leitura do resultado em até 30 minutos.