Várzea Paulista inaugura agência do Sebrae Aqui

Destaques Sebrae

Novo serviço substitui o atual Posto, no Facilita, e oferece diversos cursos gratuitos a empreendedores da cidade

A Prefeitura de Várzea Paulista inaugurou, na tarde desta quinta-feira (19), a primeira agência do Sebrae Aqui (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na cidade. Com a presença de autoridades regionais e estaduais do órgão e do Município, os presentes conheceram um pouco sobre o novo serviço, que amplia a estrutura e atendimentos já prestados atualmente. Após o descerramento da fita e placa inaugurais, houve tempo para uma visita às instalações, na parte da frente do piso térreo do Facilita.

O gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, agradeceu ao Sebrae os serviços já prestados à cidade e destacou o avanço representado pelo novo órgão, que passa a funcionar. “vamos dar um apoio muito mais forte aos micro e pequenos empreendedores. Estaremos ao lado deles. Já temos nove cursos programados para lhes oferecermos ao longe deste ano”, adianta. A agência oferecerá novos cursos para micro e pequenos empreendedores e até mesmo para pessoas físicas. Cerca de 70% deles serão gratuitos.

Fábio Gerlach, assessor da Diretoria Técnica do Sebrae-SP, celebrou o momento histórico vivido pela cidade, assim como a inauguração do Posto do órgão, em março de 2016, e agradeceu a todos os envolvidos no esforço de tornar Várzea Paulista uma cidade empreendedora. “O Posto de Atendimento já presta serviço ao empreendedor, que muitas vezes enfrenta dificuldades iniciais para começar a ter lucro. A cidade também já trabalha a política pública da educação empreendedora, algo importante para que as crianças possam ver o empreendedorismo como uma alternativa para o futuro”.

A realidade econômica brasileira justifica o investimento em empreendedores. “Eles são os principais empregadores do Brasil. E quando alguém começa a empreender em uma cidade, permanece nela. Temos casos assim aqui. Cria-se um amor, um vínculo”, afirma Gerlach.

A presidente da Associação dos Engenheiros, Tecnólogos e Técnicos de Várzea Paulista, Zilda Barcaro, sublinhou a relevância da construção civil e do apoio dado às pequenas empresas, por parte do Sebrae. “Estima-se que 80% das pequenas organizações que iniciam seus trabalhos e não contam com um respaldo acabam por encerrar as atividades”, revela.

A presidente da ACE (Associação Comercial Empresarial) de Várzea Paulista, Vivian Creato, mostrou-se muito satisfeita por fazer parte da inauguração. “Todo brasileiro nasce com a vontade de empreender, ter seu negócio próprio, mas o que falta? A capacitação. É motivo de muito orgulho vivenciar este momento com vocês”.

Entre outras autoridades do Município e da região, participaram da solenidade o gestor executivo de Fazenda, João Cremaschi, os gestores municipais de Planejamento e Inovação, David Alexandre; Obras e Urbanismo, Josué Santana; e os vereadores Elton Vargas, Giba Moraes, Osmar do Mirante e Weslen Campos.

Diferenciais

O Sebrae Aqui de Várzea Paulista, onde já existe o Posto, e o de Bragança Paulista serão os únicos da macrorregião atendida pelo Sebrae Jundiaí que ofertam formações para pessoas físicas. Até o final de maio, a relação dos cursos de 2018, que provavelmente serão 12, no site da Prefeitura, assim como a forma de inscrição.

Os serviços aos micro e pequenos empreendedores também serão consideravelmente ampliados com o Sebrae Aqui. Com exceção da abertura da micro ou pequena empresa, que continuará a ser feita em Jundiaí, todo o suporte a essas organizações, como orientações e outros trâmites, passará a ser prestado aqui mesmo, em Várzea Paulista.

O local contará com um técnico do Sebrae a cada 15 dias, para dar suporte a dois funcionários da Prefeitura, que estarão à disposição da população. O novo serviço é resultado de uma parceria entre a administração municipal, o Sebrae e a ACE (Associação Comercial Empresarial) de Várzea Paulista e a AEATT (Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos e Técnicos de Várzea Paulista).

O interessado pode se dirigir diretamente ao local, sem passar pelo balcão de triagem, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Rua João Póvoa, s/n — Jardim do Lar (frente do piso térreo).

Mais sobre o Jovens Empreendedores

O programa Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), na Unidade Gestora de Educação), parceria já consolidada entre a Prefeitura e o Sebrae, também foi destacado no evento. “Três novas escolas passam a fazer parte desse trabalho e o número de alunos contemplados passa de 1587, em 2017, para 3.200, este ano. Já temos os materiais de apoio para as aulas, fornecidos pelo Sebrae, e vamos entregá-lo nas escolas, na semana que vem”, declarou Bueno.

A primeira apostila foi entregue simbolicamente à diretora do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Juvelita Pereira da Silva, Sílvia Nogueira. A escola, da Vila Real, é a que tem mais alunos — cerca de 800 —, entre as que recebem o projeto neste ano. “Agradecemos muito ao Sebrae e à Unidade Gestora de Educação pelo esforço para fazer essa iniciativa dar certo”.

Bem-humorado, o vice-prefeito e gestor municipal de Educação, Rodolfo Braga, deu um belo exemplo de como o programa tem surtido um efeito positivo nas escolas da cidade. “No ano passado, na feira de encerramento das atividades do Jepp, na escola Juvelita, fui comprar um produto feito por alunos e fingi que não iria pagar. O garoto me cutucou e disse: eu aprendi que nossos produtos devem gerar lucro. Você está me dando prejuízo”, citou. “Agradeço ao Sebrae os serviços educacionais prestados”, encerrou.