Cultura não para em Várzea Paulista e presenteia população com diversas atrações

Cultura e Turismo - Destaques

De janeiro de 2017 a abril de 2018, ações culturais agitam a cidade e envolvem muitas famílias

 

A cultura varzina foi bastante agitada em 2017 e no início deste ano. Não faltaram parcerias, regionalização e participação da população, nos diversos espetáculos e demais atrações ofertados. Somente em 2017, a Unidade Gestora Executiva de Cultura recebeu seis oficinas parceiras; 12 projetos, apresentações e espetáculos; 11 eventos e atividades externas convidados; quatro projetos contínuos da Unidade se desenvolveram; e oito eventos de médio porte foram produzidos e apoiados pela Prefeitura.

 

O gestor executivo de Cultura e Turismo, Jota Moreira, diz que o saldo positivo, entre 2017 e 2018, é fruto de uma série de trabalhos feitos pela pasta entre 2013 e 2016, no programa Cultura Legal, com o fim de legalizar a alicerçar a cultura, por meio de políticas públicas e leis. Criamos uma vitrine para os artistas da cidade e munícipes, graças a Conferências e outras ações. Com isso, aumentamos o interesse da população e mostramos que é possível trabalhar a cultura de forma abrangente. Hoje, temos manifestações de quase todas as linguagens culturais. Temos o Encontro de Folia de Reis, o Festival de Cultura e Arte, que é resultado dos trabalhos artísticos ao longo do ano, e até mesmo o Viola com Feijão, consolidado entre os admiradores da música caipira”.

 

 

Para o responsável, a adesão às atividades tem sido muito grande e o público as tem recebido de forma relevante. “Nossa Escola Municipal de Música e Arte, quando assumimos a gestão municipal, em 2013, tinha 83 alunos; hoje, existe uma demanda de aproximadamente 500 alunos, dos quais conseguimos atender cerca de 250. A procura e o interesse da população aumentaram. Temos buscado realizar as ações culturais de acordo com as expectativas demonstradas por nossos munícipes. Um exemplo disso é o Carnaval, que estamos aprendendo a realizar de acordo com a vontade do povo. Queremos trazer novas oficinas para a Praça CEU, para a formação de nossos artistas”.

 

 

Presença em eventos intermunicipais

 

A Companhia de Santos Reis Luz Divina e a orquestra de violeiros Flor de Várzea participaram do Revelando São Paulo, maior evento de cultura popular do Estado de São Paulo, com a presença de 500 pessoas. O festival foi realizado de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2017

 

No mesmo ano, um total de 1500 pessoas assistiram a três apresentações: o Coral Várzea Encanto fez parte dos Encontros de Corais de Vinhedo e Jundiaí; e o monólogo Navio Negreiro, de José Moreyra, foi prestigiado por alunos de uma escola estadual de Itupeva.

 

 

Cultura tradicional varzina

 

De 4 a 6 de agosto de 2017, o 12º Encontro de Folia de Reis reuniu 2.500 pessoas, em Várzea Paulista, na Praça CEU. A festa contou com expressões que vão desde apresentação teatral e de duplas sertanejas a uma missa campal. O encontro reuniu Companhias de Santos Reis de várias cidades do estado, como Campinas, Indaiatuba, Jundiaí, Itu, Várzea Paulista, Leme, entre outras.

 

 

Festa da integração regional

 

O 3º Festival de Cultura e Arte, de 28 a 30 de setembro no Espaço Cidadania, reuniu 195 artistas de Várzea Paulista e região, e contemplou diversas linguagens artísticas, como a música da Orquestra de Metais e vários artistas varzinos, caso da Companhia Arteenager, por exemplo. 1.600 pessoas aproveitaram os três dias recheados de atrações.

 

 

 

Orquivárzea cultural

 

Nove atrações brindaram o público da 12ª edição da festa, em novembro do ano passado: desfile Um Resgate da Ancestralidade (coletivo Preta Eu); apresentação da Fanfarra Monteiro Lobato (Apae varzina); solo de MPB, de Ademir Rezendo; dança do ventre, com o grupo Gadaq; dança cigana; solo sertanejo de Buoena Jones; apresentação do grupo Capoeira Brasil; música com a Banda Sinfônica Jovem de Várzea Paulista e o Quarteto de Saxofones. As nove intervenções foram feitas na Praça de Alimentação do evento, com o prestígio de 430 pessoas.

 

 

Viola com Feijão

 

A música sertaneja raiz e o tutu à moda Várzea Paulista foram levados a oito estabelecimentos diferentes, nos bairros: Jardim Cruz Alta, Vila Santa Terezinha, Jardim Primavera, Jardim Maria de Fátima, Sítio do Mursa, Jardim Itália, Cidade Nova II e Vila Popular. 640 pessoas puderam curtir o evento, em suas apresentações.

 

Confira a receita.

 

 

 

Biblioteca compartilhada

 

Os locais permitem que os munícipes possam doar livros, lê-los livremente e devolvê-los, depois. Cinco espaços públicos são contemplados atualmente: Facilita; UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Vila Real e Jardim Promeca; e Crass (Centros de Referência de Assistência Social) Norte (Vila Real) e Oeste (Jardim Continente). De 2017 a 20 de abril, 1020 livros foram disponibilizados.

 

 

 

Exibições de filmes no programa Pontos MIS

 

O programa de circulação e difusão de vídeos, parceria entre o MIS (Museu da Imagem e do Som) e as cidades paulistas permitiu a exibição de 36 filmes, no auditório da Praça CEU, nas noites das quintas-feiras. 590 pessoas foram contempladas. A ideia é promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, em pontos de difusão audiovisual espalhados pelo estado.

 

Em parceria com o mesmo programa, foram oferecidas quatro oficinas, com 60 munícipes participantes: A Música do Filme: das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema em Parceira com Ponto MIS; Fotografia Artística; Luz Ambiente e Ambiente de Luz (fotográfica); e Exercícios Visuais a Partir da Pintura e da Fotografia.

 

 

Cursos musicais e artísticos

 

A Escola Municipal de Música e Arte ofertou diversas formações em 2017, que atenderam a 437 alunos: musicalização infantil; saxofone; violão; flauta transversal; canto e coral; percussão; ballet; e jazz.

 

 

Solidariedade com arte

 

A 2ª Festa Julina do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Várzea Paulista, em julho de 2017, foi marcada por cinco apresentações culturais: banda Os Desesperados das 6h30; frevo da Companhia Arteenager; ballet da Escola de Dança Rayssa Francesconi; grupo de catira Memória Brasileira; e orquestra de violeiros Flor de Várzea. Aproximadamente 400 pessoas curtiram as atrações.

 

 

Carnaval 2017

 

O público pode presenciar os desfiles de blocos carnavalescos da cidade. 350 pessoas prestigiaram a festa.

 

 

Teatro

 

300 pessoas puderam curtir números teatrais variados em 2017: Flor da Obsessão (de Jarinu), duas apresentações de Solo para Dois Palhaços (Companhia Trump) e A Comédia sem Título (Companhia Municipal de Teatro de Jundiaí).

 

 

 

Música e circo

 

A Escola Municipal de Música e Arte realizou três apresentações, em 2017, na Conferência Municipal de Educação, na Semana da Pátria (no Facilita) e no Fórum de Várzea Paulista. 210 pessoas prestigiaram esses momentos musicais.

 

No mesmo ano, o Circo Joy animou alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Várzea Paulista. 120 espectadores curtiram a apresentação, que contou com malabarismo, mágica, entre outras expressões circenses, ao lado do Facilita.

 

 

Sarau da Coisa

 

O evento de Jundiaí, com diversas expressões artísticas diferentes, contemplou os Parques das Orquídeas e Chico Mendes, em 2017. 80 pessoas curtiram as ações.

 

 

Contação de histórias

 

Em 2017, a história Que Bicho Esquisito foi contada por José Moreyra na reabertura da Biblioteca Municipal e, no Mês da Consciência Negra (novembro), na escola municipal Edith Schneider (Jardim Mirante).

 

 

Outras ações de 2017

 

O ano passado também registrou eventos importantes como Conferência Municipal de Cultura e Arte, de 27 a 29 de julho, e o V Festival Expressão Brasil Capoeira, entre 7 e 12 de agosto. A estreia da Orquestra Musicarte (Escola Municipal de Música e Arte de Várzea Paulista) e o Festival de Dança do Ventre também merecem destaque.

 

 

Cultura agitada em 2018

 

O Carnaval deste ano inovou, com a presença de bonecos gigantes, confeccionados em oficinas conduzidas pela Unidade Gestora Executiva de Cultura. Durante a festa, 550 pessoas curtiram a festa feita pela população, com apoio da Prefeitura.

 

No dia 21 de março, Várzea Paulista teve entre as comemorações de seu 53º aniversário, as apresentações da Escola Municipal de Música e Arte, no Facilita, Paço Municipal e Câmara Municipal. 300 pessoas curtiram as intervenções musicais.

 

No mesmo mês, a Unidade Gestora Executiva de Cultura organizou a exposição Vozes Femininas, em celebração ao Dia Internacional da Mulher — 8 de março —, com vários trabalhos de artistas varzinos; e o encontro Vozes Femininas — Bate Papo com Elas, com a participação de Lurdes Dorta, consultora de Projetos e atuante em diversos grupos e movimentos femininos como a ONU Mulheres, o Grupo Mulheres do Brasil e o Observatório Social de Jundiaí. A palestrante falou sobre o papel da mulher na sociedade e na política.