Várzea Paulista se prepara para receber unidade do Sebrae Aqui

Desenvolvimento Econômico - Destaques Sebrae

Novo serviço substituirá o atual Posto, no Facilita, e oferecerá diversos cursos gratuitos a empreendedores da cidade

A Prefeitura de Várzea Paulista realiza os preparativos burocráticos e técnicos para receber a primeira unidade do Sebrae Aqui (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), na cidade, no próximo dia 19. O serviço substituirá o atual Posto, existente no Facilita, e ampliará seus atendimentos e estrutura.

O órgão, que funcionará onde já existe o Posto, oferecerá novos cursos para micro e pequenos empreendedores e ate mesmo para pessoas físicas. Cerca de 70% deles serão gratuitos. “Nós e Bragança Paulista somos as únicas duas cidades da macrorregião atendida pelo Sebrae Jundiaí que ofertam formações para pessoas físicas. Vamos divulgar, até o final de maio, a relação dos cursos de 2018, que provavelmente serão 12, em nosso site, assim como a forma de inscrição”, explica o gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno.

Os serviços aos micro e pequenos empreendedores também serão consideravelmente ampliados com o Sebrae Aqui. “Com exceção da abertura da micro ou pequena empresa, que continuará a ser feita em Jundiaí, todo o suporte a essas organizações, como orientações e outros trâmites, passará a ser prestado aqui mesmo, em Várzea Paulista”, adianta Bueno.

O local contará com um técnico do Sebrae a cada 15 dias, para dar suporte a dois funcionários da Prefeitura, que estarão à disposição da população. O novo serviço é resultado de uma parceria entre a administração municipal, o Sebrae e a ACE (Associação Comercial Empresarial) de Várzea Paulista e a AEATT (Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Tecnólogos e Técnicos de Várzea Paulista).

Relevância da inovação

Segundo o gestor, a cidade reforça sua atuação voltada aos empreendedores, como um investimento pensado para o futuro. “A maioria dos postos de trabalho e empregadores varzinos é viabilizada por meio de micro e pequenas empresas. Temos uma importante presença de grandes empresas, mas, trabalhar com as menores é investir no progresso da cidade. Já fazemos isso na base, com a educação empreendedora nas escolas, graças à parceria com o Sebrae, algo que já é referência em nossa região. A ideia é que, futuramente, Várzea Paulista seja a cidade das orquídeas e também do empreendedorismo. Estamos trabalhando para isso”, explica Bueno.

Para o gestor regional do Sebrae Jundiaí, Thiago Farias, o Sebrae Aqui impulsiona o empreendedorismo onde é aplicado, com mais riquezas e oportunidades. É mais um passo na já bem-sucedida parceria entre a Prefeitura e o Sebrae São Paulo. “Há algum tempo, o Município nos propôs um desafio, ao qual respondemos com o que há de mais moderno. Temos visto que isso tem dado resultado, com o Jepp (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e políticas públicas feitas na cidade. É algo que traz muitas vantagens para os empreendedores”, avalia.

Inauguração

A Unidade do Sebrae de Várzea Paulista será oficialmente inaugurada no dia 19 de abril, às 15 horas, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, e outras autoridades municipais.