Amor materno: Unidade de Saúde promove dança de mães e filhos

Saúde - Destaques

As mamães e seus bebês se reúnem na unidade para ter um momento de afeto e afinidade

 

A Unidade de Saúde (UBS) do Jardim Bertioga começou um lindo projeto com as suas mamães, um grupo de dança para mães e filhos. A iniciativa surgiu do desejo de ter um programa de assistência para com as mães e os bebês que são atendidas pela unidade. Hoje são quatro mães, e já existem mulheres que querem ingressar no grupo.

 

O objetivo do projeto é fortalecer o vínculo das mamães com seus bebês, já que esse é um tempo só para os dois. “Mãe e filho ficam juntinhos, momentos de cumplicidade e amor são estabelecidos para a vida toda. O que nós queremos é estabelecer um laço de amor e elo entre a mulher e seu bebê”, conta a gerente da UBS Edjane Carvalho.

 

 

Apoio mútuo

 

 

 

Muitas mães que frequentam o grupo aproveitam as reuniões para trocar “figurinhas” sobre os cuidados que têm e como criam seus filhos. “Elas se apoiam e se ajudam constantemente, contando suas experiências e até suas preocupações. O grupo é onde as mães podem falar e serem ouvidas”, conta Edjane.

 

Momento de relaxamento

 

 

 

Os cuidados com um bebê demandam muito tempo e atenção das mães. Para a mulher a dança é ainda uma maneira de espairecer e se desligar da rotina e também se divertir, com outras mães, trocar ideias e conselhos. E para o bebê, a dança também relaxa e o deixa bem calmo, pronto para ter uma noite de sono bem tranquila.

 

As mães que quiserem participar podem ir até a Unidade de Saúde do Jardim Bertioga que fica na Rua Acácias Mimosa – 495. Não é preciso saber dançar e os bebês devem ter a partir de um mês de vida, também não existe limite de idade para fazer parte do grupo. O grupo se reúne uma vez por mês e já existem planos para aumentar o numero de encontros.