Alimentação saudável é ensinada para alunos de Várzea Paulista

Saúde - Destaques

Entre pacotes de salgadinhos e bolachas recheadas, as crianças puderam ver a quantidade de açucares que existem nestes alimentos que muitas delas consomem diariamente

Os estudantes da primeira e da terceira série da CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Palmyra A. D’Almeida Rinaldi no Parque Guarani, receberam na segunda-feira dia 26 uma palestra sobre nutrição e alimentação saudável. A iniciativa é por meio da união entre as Unidades Gestoras de Saúde e Educação.

Com um conteúdo didático e lúdico as estagiárias de nutrição da prefeitura de Várzea Paulista levaram um tema muito importante e atual para a escola e conversaram com as crianças a relação de uma boa alimentação e uma vida saudável. As estudantes mostraram também que nem tudo o que a gente come faz bem ao nosso corpo. Pesquisas apontam que a obesidade infanto-juvenil se tornou um problema crônico em muitos países, inclusive no Brasil. E ensinar a comer bem é fundamental e pode diminuir este quadro, que se não tratado cedo, pode se prolongar para a vida toda.

Crianças de seis a nove anos de idade foram até a sala de vídeo para assistir as palestras e conhecer um pouco mais sobre alimentos que existem em abundância no Brasil.

A estudante de nutrição Andrea Feitosa conta que para as crianças os alimentos mais doces chamam muita atenção, “As crianças gostam muito de açúcar, e ele em excesso faz muito mal, o que nós queremos é mostrar que comida saudável também pode ser boa”.

Os alimentos industrializados também são prejudiciais, de acordo com a estudante  Carolina Abreu. “Alimentos ultraprocessados (em conservas),  perdem boa parte dos seus nutrientes e são acrescentados muito açúcar e sal no processo, o que em excesso faz muito mal”.

O que são ultra processados?

Os alimentos ultraprocessados são alimentos que passaram por técnicas e processamentos com altas quantidades de sal, açúcar, gorduras, realçadores de sabor e texturizantes. Por exemplo, um pêssego é um alimento in natura, um pêssego em calda é um alimento processado e um néctar de caixinha sabor pêssego é um alimento ultra processados.

Vendo de perto

As estudantes levaram alguns alimentos in natura (alimentos frescos quem não passam por nenhum tipo de adulteração) e outros alimentos ultra processados (alimentos industrializados) para mostrar para as crianças a quantidade de açúcar e gordura que existe em coisas que elas comem sempre e como eles podem fazer mal em longo prazo.

Os próximos beneficiados dessas palestras serão os professores da própria escola Palmyra A. D’Almeida Rinaldi, que de acordo com a vice-diretora Katia Regina Mattos Lima, levam um dia a dia muito dinâmico, “Os professores tem uma rotina tão agitada e a intenção é mostrar alternativas rápidas e práticas de uma alimentação mais saudável”.