Prefeitura realiza projeto #53Anos e população adere à iniciativa

Destaques

Fotos históricas postadas na página oficial de Várzea Paulista no Facebook deram início ao resgate do passado do município

Em comemoração aos 53 anos de emancipação de Várzea Paulista, que será celebrado dia 21 de março, o departamento de Comunicação, da Unidade Gestora de Planejamento e Inovação, vem realizando o projeto #53Anos, que tem como objetivo fazer um resgate histórico do município, através da rede social Facebook.

A iniciativa foi idealizada pelo repórter fotográfico Nilson Cologni. “A ideia inicial era resgatar alguns pontos da cidade, que contassem um pouco da história de Várzea Paulista”, relata. “Temos pouco material e a maioria sem detalhamento. Queríamos saber a história por trás de cada foto”, explica.

Em parceria com a equipe responsável pelas redes sociais da Prefeitura de Várzea Paulista, a jornalista Juliana Leandro Ernits e o repórter fotográfico José Aparecido Santos, foram definidos 15 pontos a serem trabalhados. “Escolhemos fatos sobre os quais tínhamos condições de contar um pouco da história, mas o trabalho está tomando vida própria”, surpreende-se Nilson. O fotógrafo se refere à participação da população, que tem enviado fotos, contato histórias e relatado momentos, até então, esquecidos.

“As redes sociais têm esse poder de unir as pessoas. Quem não encontrou um parente distante ou amigo de infância no Facebook?”, questiona a jornalista Juliana. “O intuito das páginas da Prefeitura nas redes sociais é promover uma interação mais próxima com a população. Estamos surpresos e felizes com a repercussão positiva do projeto”, afirma.

A história por trás da foto

Com o projeto #53Anos, a página da Prefeitura no Facebook tem recebido contato de diversas pessoas, como representantes de sebo, museu, jornais, e principalmente, da população.

Entre os moradores, se destaca a história de Victor Murari. Ele é o garoto que aparece em uma das imagens mais divulgadas sobre o passado de Várzea Paulista. “Em nosso acervo, não tínhamos a data ou o nome das pessoas que estavam na foto. Ao ser publicada na rede social, sua história começou a surgir”, informa o repórter fotográfico José Aparecido. “Familiares passaram o contato e fomos pessoalmente entrevistar o senhor Victor”, conta a jornalista Juliana.

Passado deve ser preservado

Nilson Cologni, destaca a importância de ouvir os mais velhos e preservar o passado, seja ele de uma família ou de uma cidade.  “Sempre penso na importância de deixar nossa história para as gerações futuras, para que não tenham as mesmas dificuldades que nós tivemos. Para que as lembranças não se percam com o tempo”, diz. “As pessoas mais antigas têm a história somente na memoria, e muitas acabam levando consigo as lembranças, sem antes compartilhar com as novas gerações. É neste ponto que nosso trabalho tem atuado, preservando essas histórias”, conclui.

Prefeitura de Várzea Paulista nas redes sociais

A Prefeitura de Várzea Paulista está presente nas redes sociais. No Facebook, o munícipe fica informado em primeira mão sobre as principais notícias da cidade, além de poder acompanhar vídeos sobre as obras e serviços do município. E atualmente, a transmissão ao vivo do I Campeonato Intermunicipal de Futebol Feminino, todos os sábados, a partir das 15 horas. Para seguir a página, acesse: www.facebook.com/prefeituravarzeapaulista/

Já no Instagram, são postadas imagens da cidade, mostrando seus principais pontos, destacando toda a beleza do trabalho fotográfico. Para seguir a página acesse: @prefeitura_varzea_paulista.