Victor Murari, o garoto da Rua José de Souza

Destaques

Uma das fotos mais icônicas sobre o passado de Várzea Paulista é a de um grupo de jovens descendo a Rua José de Souza, localizada no centro da cidade. No acervo municipal, não havia data, nome ou a história daquelas pessoas.

A foto foi publicada na página oficial da Prefeitura, na rede social Facebook, através do projeto #53Anos, que celebra o aniversário de emancipação da cidade. “Como não tínhamos informações sobre a foto, pedimos a colaboração da população para descobrir a data da foto e quem eram aquelas pessoas”, conta a jornalista Juliana Ernits. “Para nossa surpresa, a filha do garoto da foto entrou em contato conosco”.

“Contando a história de seu pai e falando que ele ainda tinha a bicicleta da imagem antiga”, conta. “Ao saber disso, fomos conversar com ele pessoalmente”, afirma a jornalista.

Victor Murari tem 81 anos, é um homem alegre, simpático e cheio de histórias, principalmente as que viveu ao lado de sua bicicleta, um modelo inglês da marca Humber. “São muitas lembranças. Eu ia trabalhar de bicicleta na Vulcabrás todos os dias”, fala. “Na juventude, também fazia viagens com ela. Uma vez fui com um amigo (à direita, na foto acima) até Pirapora, foi uma grande aventura”, conta saudoso. A magrela também ajudava na paquera. “As meninas gostavam de passear na minha bicicleta, eu era forte, sempre dava carona”, relato com um sorriso maroto.

Victor se casou om Zenite Tassi Murari e constituiu família na cidade. Foi sua filha, Vânia Murari, que entrou em contato com a Prefeitura. “Estamos felizes com a repercussão da foto”, relata Vânia.

Artibano Murari

A história da família Murari em Várzea Paulista não se resume a uma foto. Artibano Murari, pai de Victor, foi um dos primeiros funcionários da empresa Elekeiroz, em Várzea Paulista. Segundo o livro Várzea Paulista – Retratos da Cidade, de ontem e de hoje, ao saber que a empresa se instalaria na cidade, Artibano, foi até a sua sede em São Paulo, buscar uma vaga. Em 11 de fevereiro de 1924, foi contratado para cuidar e gerenciar o depósito localizado próximo à estação de trem. Murari construiu uma sólida carreira na empresa, sendo sempre lembrado, por seu trabalho e pioneirismo na Elekeiroz.