Sua cidade mais limpa: Várzea Paulista tem seu Ecoponto. Faça seu descarte gratuitamente

Cotidiano - Cidadão

Descarte consciente é a palavra chave desta iniciativa que visa dar o destino correto ao que não pode mais ser usado; o cuidado com o meio ambiente em nossa cidade não para!

Reformas e construções são geralmente muitos trabalhosas e depois que acabam sempre deixam para traz o famoso entulho. Mais o que fazer com esse resto de material que não vai mais ser utilizado ou que não é viável de aproveitar? Aqui em Várzea Paulista os cidadãos que precisam realizar o descarte destes materiais pode contar com o Ecoponto da cidade que recebe diversos tipos de resíduos e é totalmente gratuito.

O Ecoponto foi pensado exclusivamente com o sentido de ser um destino ambientalmente correto para restos de materiais de construção, móveis, eletrodoméstico e eletrônico e reciclável. Para assim evitar que esses mesmos resíduos sejam jogados de forma irregular em vias públicas, encostas e terrenos pela cidade. Todo o material que chega ao local passa por uma triagem e é encaminhado para o local correto de descarte.

Quais tipos de resíduos é permitido levar?

O Ecoponto recebe uma infinidade de materiais que podem ser levados ao local pelos moradores. Confira o que pode ser entregue: pisos, areia, óleos de cozinha, vidro, gesso, metais, pneus, blocos, louças, reboco, móveis, plástico, madeira, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica, eletrodoméstico e eletroeletrônico. Os eletroeletrônicos como televisores, computadores notebooks e vídeo games, só serão aceitos se estiverem inteiros, apenas partes não são recebidas.

Cada morador pode levar até 1 metro cúbico de descarte de entulho por mês. Essa é uma quantidade significativa de material por pessoa, considerando que uma caçamba comum tem espaço para 5 metros cúbicos.

É importante ressaltar que nem tudo pode ser descartado no Ecoponto, materiais como pilhas, colas, óleos industriais, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo doméstico, hospitalar e industrial e animais mortos não são aceitos. Para informações de onde esses materiais podem ser entregues o telefone é 4606-8673.

Tudo o que é recolhido pelo Ecoponto é separado e encaminhado para seu destino adequado. Os eletrosdomésticos e eletroseletrônicos assim como os móveis e restos de madeira são levados por uma ONG ambiental e os restos de materiais de construção são encaminhados á reciclagem e para a Unidade Gestora de Infraestrutura que utiliza parte do material recolhido em obras de reparo pela cidade.

Ecoponto passa a receber gesso

Empresas, prestadores de serviço e munícipes em geral contam agora com um espaço para o descarte de gesso, no Ecoponto de Várzea Paulista. O material deve ser levado limpo e puro (sem estar ligado a entulho ou outra substância) à baia visível no local (estrutura aberta de alvenaria), de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. “Com essa possibilidade, evitamos que o gesso seja deixado em áreas públicas e contamine o meio ambiente, inclusive os córregos da cidade, já que muitas vezes ele é jogado em locais próximos a esses cursos d’água”, explica o coordenador de Licenciamento Ambiental da Prefeitura.

É importante que o gesso acartonado (placas) seja levado separado de outras peças ou do material em pó. Não há quantidade máxima e a baia tem capacidade de armazenar cerca de 40 m³ de gesso.

A iniciativa, posta em prática desde o final de 2017, é resultante de uma parceria com uma empresa cimenteira, que recicla o material e o utiliza na produção do cimento. “Não está havendo custo ao município”.

Segundo o coordenador, o Ecoponto está tomando o cuidado de receber os materiais com potencial de reciclagem na cidade.

Crime ambiental

Jogar esses detritos em locais inapropriados como calçadas, vielas, rios e córregos e terrenos é crime ambiental previsto na lei nª 1931 de 28 de março de 2008 e é punível de multa de até nove mil reais. Quem é pego cometendo a infração é autuado e responde criminalmente pelo ato. Para denunciar casos do gênero basta entrar em contato com a Guarda Municipal Ambiental pelo telefone 0800-770-0811, 24 horas.

Funcionamento

O Ecoponto fica na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente junto à Usina de Asfalto da cidade e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 16h (sem intervalos) e sábado das 8 às 13h. No domingo não há expediente.