Guarda Municipal Ambiental resgata maritacas presas por linhas de pipa

Destaques

O uso do material representa grande risco à fauna da cidade e deve ser evitado sempre

A Guarda Municipal Ambiental de Várzea Paulista resgatou duas aves maritacas que ficaram feridas por linhas de pipa com cerol. As aves estavam no telhado de uma casa no bairro Vila Popular a seis metros de altura. As maritacas foram levadas para a base da GMA, no bairro do Mursa onde estão recebendo todo o tratamento.

Em razão do acidente, as duas maritacas estão com as patas machucadas e não poderão mais viver na natureza e terão que permanecer em cativeiro. Elas vão ser enviadas para a Mata Ciliar, uma ONG (Organização Não Governamental) de Jundiaí.

No ano de 2017, dos 1.700 atendimentos realizados pela GCM Varzina, 342 ocorrências estão relacionadas ao meio ambiente. Esse número representa 30% dos atendimentos da Guarda Civil Municipal em toda a cidade.

Alto risco

De acordo com o comandante da corporação varzina, Pedro Eli, o uso do cerol nas linhas de pipa ou mesmo da linha chilena é extremamente perigoso para toda a população, não só aos animais da cidade. E destacou “O poder cortante desses materiais pode ser fatal para motociclistas já que a linha fica “pendurada” nas árvores e postes da cidade e podem atingir o pescoço desses motociclistas. Para os pássaros o perigo está no momento em que eles estão em pleno voo e podem tem as asas e o corpo cortados e quando pousam árvores, já que as linhas ficam nas copas”.

Quem for pego comercializando, armazenando ou utilizando esse tipo de linhas pode ser encaminhado para uma delegacia de policia e está sujeito á multas quer podem chegar até 3 mil reais.