Trevo da Rua Ilha Bela garante acesso mais rápido, econômico e seguro ao outro lado da Marginal

Destaques

Inovação entre a Rua e a Avenida reduz de 10 minutos para menos de 1 minuto o tempo do tráfego de quem sai da Vila Real e quer acessar a Marginal, no sentido Campo Limpo Paulista

O trevo entre a Rua Ilha Bela – Vila Real – e a Marginal do Rio Jundiaí, já pavimentado e liberado ao tráfego, facilitará a rotina de muitos motoristas que vêm do bairro para se dirigir a Campo Limpo Paulista. O novo trajeto permite aos condutores, por meio da terceira faixa da Marginal, que se inicia no trevo e tem o sentido Campo Limpo Paulista, acessar a pequena ponte, a cerca de 120 metros, e acessar o outro lado da Avenida, seguramente, sem precisar dirigir na contramão. O tempo para acessar corretamente o outro sentido cai de 10 minutos – necessário para ir ao Viaduto dos Emancipadores e voltar – para menos de 1 minuto (a 60 km/h – velocidade permitida) e a distância diminui de 6 km para 120 metros.

A mudança deve reduzir o número de acidentes na Avenida. Em menos de 15 minutos, nossa equipe de assessoria de imprensa identificou três condutores que margearam o posto de gasolina da Rua Ilha Bela, na contramão, para acessar a ponte. A manobra, bastante arriscada, coloca em risco a vida dos próprios infratores e dos motoristas que estão no sentido oposto.

Os condutores vindos da Rua Ilha Bela precisam respeitar a preferência ao chegar ao trevo, para acessar a mão no sentido oposto ou prosseguir pelo lado com destino a Jundiaí. Há dois sinais de pare. Segundo o gestor municipal de Trânsito, Oseas Martins, o novo fluxo será monitorado pela pasta, por alguns dias.

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, visitou a obra na última sexta-feira (9) e enalteceu a importância histórica da construção. “Dentro de nosso plano de mobilidade urbana, Novos Caminhos, nada é por acaso. Com esse trevo, em breve, os motoristas poderão sair da Vila Real e acessar o Viaduto da Ponte Seca, cuja construção está em seu estágio final. Estamos viabilizando a tão sonhada ligação as Regiões Norte e Leste. Hoje, a única ligação entre elas é o Viaduto dos Emancipadores”, projetou. “Também estamos beneficiando as empresas da região com o trevo, com a comodidade”.

Andamento

Além da instalação das placas e da sinalização de solo, concluídas nesta quarta-feira (14) pela Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito, o calçamento da margem do Rio Jundiaí, no trecho próximo ao trevo e a limpeza da Rua Ilha Bela serão concluídos em aproximadamente cinco dias, por parte da empresa licitada.

No mesmo prazo, deve ter fim a última intervenção do grande pacote de reurbanização da Vila Real, com a conclusão da galeria de águas pluviais entre a Rua Pinheiros e a Travessa Felicidade.

Vila Real renovada

As intervenções fazem parte de um amplo conjunto de obras, iniciado em março de 2017, que incluiu, entre outras ações, a canalização parcial do córrego da Rua Ilha Bela, responsável pelo aumento considerável da vazão e a diminuição do risco de enchentes; 12 escadas hidráulicas; e quatro muros de arrimo.

O valor total do contrato das obras é de R$  9.164.234,87. A verba é proveniente de um contrato do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), celebrado pelo Governo Federal com a Prefeitura.