Rua dos Alecrins começa a ganhar nova área de lazer

PMVP

Área do Jardim Bertioga, já limpa pela Prefeitura, recebe grama, bancos e terá um parque infantil

O Jardim Bertioga está recebendo um novo local de lazer para as famílias, na Rua dos Alecrins. Um espaço, limpo pela Prefeitura recentemente e conservado por moradores locais, começou a ter grama plantada por agentes da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, na última sexta-feira (9). A ação foi feita sob o acompanhamento do prefeito Juvenal Rossi e outros gestores. O local também já tem bancos instalados, feitos com dormentes doados à Prefeitura.

Nos próximos dez dias, além do plantio de aproximadamente 500 m² de grama e de um calçamento, já concluídos, serão colocados brinquedos feitos pela equipe de marcenaria da Prefeitura, todos com material reciclado. A comunidade doou um balanço que já começou a ser fixado.

Uma espécie de campinho foi feito pelos próprios moradores há cerca de um mês em uma área abaixo da via. A conservação do bom estado da área tem sido mantida por moradores locais. “Estamos mantendo o local limpo, retirando lixo e entulhos, e carpindo”, relatou César Ribeiro, 40 anos, que reside na Rua há 33 anos e também acompanhou os trabalhos de sexta-feira.

A iniciativa foi bastante elogiada pelo prefeito. “Gente como vocês é difícil achar. Sozinho ninguém faz nada. Os moradores estão fazendo a diferença e queremos que cuidem desse local”, reconheceu Rossi.

Outras benfeitorias

Segundo o gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, também presente nas ações, a Rua também recebeu, nos últimos dias, um recapeamento na via. A ação é fruto de um convênio da Prefeitura com o Ministério das Cidades, para melhorias em 11 vias do bairro, dentro do pacote de obras Novos Caminhos, de 2018.

Nova realidade

Ribeiro enalteceu a conquista do novo espaço de lazer do bairro. “Era algo esperado há bastante tempo. As crianças brincavam na rua e a bola às vezes caía nas residências. Com o campinho a situação melhorou muito e o parquinho vai trazer uma melhora de 100%”, comemorou. “Vamos conservar a limpeza do local”, afirmou.

Como denunciar descartes irregulares ou depredação

Para informar à Prefeitura as práticas de descarte ilegal de resíduos como lixo ou a depredação de áreas públicas como o novo parque, basta contatar o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas; também pode ser acionada a GCM (Guarda Civil Municipal), pelo telefone 153; outro canal é a Ouvidoria, junto ao qual a denúncia pode ser registrada pelo telefone 4595-0037 ou presencialmente (no Facilita), de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas; ou pelo link, 24 horas por dia, durante toda a semana. Após abrir o protocolo, também há a opção de enviar possíveis fotos necessárias ao e-mail ouvidoria@varzeapaulista.sp.gov.br.

O Facilita está localizado na Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar, Várzea Paulista.