Diretor de Planejamento busca aperfeiçoamento e consegue bolsa de estudos em faculdade federal

Planejamento e Inovação - Destaques

Luiz Eduardo Gouvêa, da Unidade Gestora de Planejamento e Inovação, iniciou a pós-graduação em gestão pública, pela UFSCar

O diretor de Planejamento Estratégico e Orçamentário, Luiz Eduardo Gouvêa, da Prefeitura de Várzea Paulista, iniciou recentemente uma pós-graduação em gestão pública pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Após passar por uma avaliação curricular, o profissional conquistou a bolsa integral da renomada instituição, dentro do programa Universidade Aberta do Brasil (Governo Federal). “Fiz essa busca pela qualificação que proporciona, e para melhorar o trabalho cotidiano”, explica o economista.

O curso abrange assuntos variados, em várias disciplinas, como “O público e o privado na gestão pública” e “Comportamento organizacional”. São 15 disciplinas no período de um ano e meio e, ao final, deve ser produzida uma monografia. “Essa formação nos proporciona uma visão geral sobre a Prefeitura e governos, de modo geral. Abordam-se temas específicos da minha área, como PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual)”, relata. “Trata-se de mais uma atualização profissional. Minhas atribuições atuais no poder público englobam finanças, contabilidade e direito. Dessa forma, é importante que eu tenha boas noções desses três campos distintos de conhecimento”.

O gestor relata que as aulas, mesmo a distância, compõem uma rigorosa e ampla carga de estudos, avaliados uma vez por mês com uma prova presencial, no polo de Araras, também no interior de São Paulo. “Todos os meses, vamos a esse local, onde fazemos a avaliação e acompanhamos uma aula ao vivo, transmitida ao mesmo tempo para os cinco polos do curso. Além disso, temos que estudar um conteúdo bastante extenso, fazer exercícios na plataforma online, e registrar presença diária nos fóruns. É difícil achar um curso bom  dessa área e eu já analisava essa formação da UFSCar há um bom tempo”, descreve.

Gouvêa acredita que os seus diferenciais para conseguir a bolsa foram sua experiência na área e a formação acadêmica. O diretor é graduado em economia e tem MBA (pós-graduação voltada a gestores) em gestão empresarial, esta pela IBE-FGV (Fundação Getúlio Vargas) de Jundiaí .

O profissional, com boa experiência nas áreas comercial e financeira, em bancos e empresas como a Coca-Cola, além de já ter ministrado aulas como as de marketing pela IBE-FGV de Jundiaí, conta que foi desafiador voltar a estudar. O diretor recomenda o mesmo esforço aos demais servidores da Prefeitura. “O funcionário pode se empenhar para buscar mais conhecimento. Assim, ele ganha e a Prefeitura também”.

Universidade Aberta do Brasil

O programa do Governo Federal, instituído em 8 de junho de 2006, busca desenvolver a educação a distância, aumentar e interiorizar a oferta de cursos superiores. O sistema integrado por universidades públicas oferece cursos superiores a distância, prioritariamente, para a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, bem como de dirigentes ou gestores de estados, municípios e do Distrito Federal, entre outros profissionais. Atualmente, o Sistema UAB conta com 109 IPESs (Instituições Públicas de Ensino Superior), que ofertam, no total, 800 cursos em 771 polos (dados de janeiro de 2018)

Confira mais informações no site do programa.