Prefeitura apresenta projeto de mobilidade urbana, em audiência pública

Trânsito - Destaques

Participantes puderam debater sobre o estudo, que deve se tornar lei e melhorar a acessibilidade em Várzea Paulista

A Prefeitura de Várzea Paulista apresentou um estudo sobre mobilidade urbana, na Audiência Pública de Mobilidade Urbana, realizada na manhã desta segunda-feira (5), na Câmara Municipal. O gestor municipal de Transporte Público e Trânsito, Oseas Martins, expôs resumidamente o resultado do estudo elaborado pela pasta desde 2011; o público presente teve espaço para opinar. O objetivo foi reunir sugestões para transformar o estudo em uma nova lei municipal, a ser apreciada e votada pelos vereadores, em breve.

O gestor destacou medidas apontadas como necessárias pelo estudo feito, para melhorar a acessibilidade, exemplos da recuperação urbanística da área central da cidade e a implantação de ciclovias e um bicicletário. Martins também fez questão de explicar, em linhas gerais, o conceito da acessibilidade, inclusive com a citação de exemplos práticos, como o da gestante que pega um ônibus. “Acessibilidade é a garantia plena do direito de ir e vir”, declarou.

Para o administrador, a nova lei em elaboração proporcionará uma maior acessibilidade ao município. “Ficará melhor acessar calçadas, travessias e meios de transporte público, para pessoas com mobilidade reduzida, inclusive da terceira idade ou que têm problemas visuais. O processo, em fase final, atende a uma determinação federal”.

Boa expectativa

Membro do CMPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa), Terezinha Udovic, luta há um bom tempo por melhorias na acessibilidade e espera que a audiência dê um bom resultado. “Torço para que a cidade fique melhor, nesse sentido, a quem tem dificuldade de locomoção, sobretudo os idosos e pessoas com deficiência”, opinou.

Etapas a seguir

Segundo Martins, a expectativa da Prefeitura é de que a lei seja lida e votada pelos parlamentares municipais, ainda neste mês.