Cerca de 180 carros tiveram seus itens de segurança avaliados
Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Prefeitura de Várzea Paulista realizou a vistoria das vans de transporte escolar da cidade. O trabalho foi realizado pelos agentes da Unidade Gestora de Trânsito e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), na Praça CEU (Centro de Esportes Unificados).
De acordo com o coordenador de transporte público de Várzea Paulista Dejair Pelini, este é o terceiro ano que a Prefeitura realiza o trabalho em parceria com o Detran. “Esta é uma forma de agilizar as vistorias, facilitando o trabalho dos motoristas”, explica.
João Luiz Mendes trabalha há sete anos com transporte escolar e só vê benefícios na parceria entre o município e o órgão estadual. “Adianta muito o nosso trabalho. Nos últimos anos tem sido bem mais rápido a vistoria das vans”, afirma.
Inspeção completa
As equipes analisam diversos itens, como cintos de segurança de dois e três pontos, setas, luz de ré, lanternas de freio e lanterna de emergência, qualidade dos pneus, limpador para-brisas, retrovisores internos e das portas dianteiras, buzina e estepe. Além das ferramentas, como macaco, chave de roda e triângulo para sinalização e extintor de incêndio.
Também são vistoriadas as condições gerais do veículo como abertura das portas, se existem bancos quebrados ou em mau estado e se as janelas estão funcionando corretamente. Depois de vistoriada, a van recebe um selo com os dados do veículo, a data do vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista e a assinatura do responsável pela análise.
Segurança
Dejair destaca que o serviço é uma forma de garantir a segurança das pessoas transportadas. “É importante que os pais, antes de contratarem o serviço de transporte escolar, verifiquem se a van foi vistoriada pela Prefeitura”, diz.
As vans que não tiverem o adesivo não estão de acordo com a regularização e, portanto, atuam de modo clandestino. Para denunciar as vans clandestinas basta entrar em contato com a Unidade Gestora de Trânsito pelo telefone (11) 4595-4009 ou na Guarda Municipal no número 153.