Várzea Paulista imuniza 91,52% da população contra Febre Amarela

Saúde - Destaques

Vacinação será realizada apenas nas Unidades Básicas de Saúde, seguindo cronograma de imunização

A Prefeitura de Várzea Paulista fez um trabalho árduo na imunização contra a Febre Amarela e já conseguiu vacinar 91,52% da população. Como isso, a vacinação volta a ser feita apenas nas Unidades Básicas de Saúde, conforme cronograma e com aplicação de 50 doses diárias.

Segundo a gestora de Saúde, Mônica Carvalho, a distribuição de senhas será realizada no período da manhã. “O atendimento de vacinação terá início às 8 horas, com um número limitado de senhas por dia”, informa.

Obrigatoriamente, os pacientes devem apresentar comprovante de endereço e documento original com foto. Para as crianças também é exigida a apresentação da caderneta de vacinação. A medida foi tomada para garantir o atendimento aos munícipes de Várzea Paulista que ainda não foram imunizados.

Casa a casa

A gestora explica que o município realizou uma busca ativa na vacinação contra a Febre Amarela. A ação começou em abril de 2017 e foi realizada durante nove semanas. “Este trabalho contribuiu consideravelmente para prevenir a entrada do vírus no município”, destaca Mônica. “Não temos casos registrados da doença nem em humanos, nem em primatas”, esclarece a gestora.

A busca casa a casa aconteceu nos bairros do Mursa, São Guido, Gauchinha, Ponte Seca, Santa Marta, Rua Siriema, no bairro Cidade Nova e rua Ilhabela, na Vila Real. Além de áreas com mata nos bairros Jardim Promeca, Jardim Buriti, Vila Popular e Jardim Bahia.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira, 55 pessoas estiveram envolvidas nas ações, como membros das equipes de Vigilância Epidemiológica, Controle de Zoonoses e rede municipal de saúde.

Mutirões

A unidade de Saúde organizou mutirões de vacinação nas empresas Elekeiroz, Continental, KSB e Intermédica. Além de dois mutirões na escola Armando Dias, na Vila Real. A imunização também foi oferecida no Paço Municipal e no Facilita aos servidores públicos.

Aos finais de semana, a população pode se vacinar em UBSs ou no Chácara Mall. Também foi disponibilizado à população horários especiais de vacinação no Poupa Tempo da Saúde e na UPA, que inclusive realizou a vacinação durante 24 horas por dia no último final de semana e durante toda à noite e madrugada nos dias úteis, de 15 a 19 de janeiro.

Objetivo

A imunização de 91,52% da população foi conquistada através da soma entre as pessoas imunizadas no período de intensificação da vacina, que começou em abril de 2017 – que até o dia 23 de janeiro soma 62.755 pessoas vacinadas, mais o grupo que foi vacinado desde o ano 2000, que já contabilizava 45.024 pessoas. Com essa soma, Várzea Paulista já atinge o número de cobertura indicado pela Diretoria Regional de Saúde.

Programação nas UBSs:

Vacinação nas UBSs – A partir das 8 horas, somente período da manhã
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex.
Jd. Paulista Vila Marajó Jd. Bertioga Vila Marajó Jd. Cruz Alta
Jd. América IV Jd. Promeca Jd. Cruz Alta Jd. Alessandra Jd. Promeca
Jd. Alessandra Vila Real Jd. Buriti Cidade Nova II Jd. Bertioga
Vila Popular Santa Terezinha Jd. América III Jd. Paulista Jd. América IV
      Vila Popular

Gestantes e mulheres amamentando podem tomar a vacina?

Como a situação em Várzea Paulista está controlada as mulheres nestas situações não serão imunizadas. A recomendação é o uso de repelente.

Macacos não transmitem a doença

Os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença. A febre amarela é transmitida apenas pela picada do mosquito, tanto nas pessoas, como nos primatas.

Se você encontrar um macaco morto, entre em contato com a Coordenação de Controle de Zoonoses e Vetores, no telefone 4595-8776 ou no endereço Avenida Victório Spinucci, 303 – Jardim Promeca.