Novos Caminhos: Prefeitura conclui melhorias no Jardim Paulista e nos Américas I, II e III

Infraestrutura - Destaques

Obras envolveram mais de 4 mil m² de calçadas, 358 metros de guias, entre diversos serviços de drenagem e paisagismo

Com os últimos reparos feitos no início deste mês, a Prefeitura de Várzea Paulista concluiu o pacote de obras Novos Caminhos 2017 e melhorou a mobilidade urbana dos bairros Jardim Paulista e Jardins Américas I, II e III. Além dos 4.024,14 m² de calçadas e 358 metros lineares de guias e sarjetas, outros trabalhos foram realizados, como serviços de drenagem, paisagismo e rampas de acessibilidade. “São obras que garantem e ampliam o direito de ir e vir das pessoas” destaca o prefeito Juvenal Rossi.

Os R$ 440.337.43, fruto de um financiamento com o Governo Federal, foram investidos em 14 pontos, divididos entre os bairros contemplados, desde outubro do ano passado. Confira as ações realizadas, cumpridas antes mesmo do prazo final estimado inicial (5 meses):

Calçamentos

Foram feitos 4.024,14 m² de calçadas. No Jardim América II, foram contempladas as Ruas Catanduva (497 m²), Itapevi (477 m²), São Francisco de Assis (470 m²), Tabajara (61 m²) e o cruzamento entre a Catanduva e a Tapuia (355 m²); no Jardim América I, a Avenida Paraibuna (418 m²), o cruzamento entre as Ruas Votuporanga e Araxá (370 m²) e a Avenida Barretos (foto abaixo), no acesso à Escola Estadual Ana Maria Pagiossi (162 m²), receberam o trabalho; o Jardim Paulista foi contemplado nas Ruas Valdemar Galdino da Silva, conhecida como Rua da Feira (290 m²), São José do Rio Pardo (43,14 m²), Itararé (338 m²) e Naviraí (335 m²); no Jardim América III, a Rua Botucatu ganhou 208 m² de calçamento.

358 metros lineares de guias e sarjetas foram construídos em quatro Ruas: São Francisco de Assis (290 m), São José do Rio Pardo (28 m), Valdemar Galdino da Silva (20 m) e Sabará, do Jardim América I (20 m).

Pavimentos novos

A Rua São Francisco de Assis deixou de ser de terra e recebeu 1.001 m² de piso feito com bloquetes intertravados. Para melhorar as condições de tráfego na Rua Catanduva, a frente de trabalho recapeou uma área de 1.042,01 m².

Drenagem

Vários trabalhos importantes para o escoamento de águas das chuvas foram realizados em cinco pontos: Ruas São Francisco de Assis, Valdemar Galdino Silva, Sabará, São José do Rio Pardo e o cruzamento entre as Ruas Votuporanga e Araxá. As três primeiras receberam, ao todo, 12 novas bocas de lobo e, no cruzamento, foi construído um sarjetão, canal de ligação entre as vias, para escoar a água corretamente.

Na Rua São José do Rio Pardo, em razão da complexidade dos reparos previstos, foi necessário o lançamento de 532 m² de novo asfalto, para refazer o pavimento retirado.

Áreas verdes

Houve plantio de grama em três pontos: Avenida Paraibuna (937,79 m²), cruzamento entre as Ruas Tapuia e Catanduva (310 m²); e na Rua Botucatu (137,74 m²).

Viés inclusivo

Dez pontos da cidade ganharam rampas de acessibilidade. O total de 28 subidas foi dividido entre as Ruas São Francisco de Assis (duas), São José do Rio Pardo (duas), Catanduva (duas), Valdemar Galdino da Silva (quatro), Botucatu (duas), Itararé (quatro) e Itapevi (duas); a Avenida Paraibuna (seis); e dois cruzamentos, entre as Ruas Votuporanga e Araxá (duas rampas) e entre a Tapuia e a Catanduva (duas).