Moradores elogiam mudança de sentido na Rua Maria Aparecida, na Vila Santa Terezinha

Trânsito - Destaques

Sentido duplo em um trecho, existente anteriormente, prejudicava tráfego de pedestres pela via e fazia residências trepidarem

Munícipes da Rua Maria Aparecida, na Vila Santa Terezinha, fazem questão de reconhecer a relevância da mudança de sentido de um trecho entre a Avenida Ipiranga e a Rua Laguna (mesmo bairro), feita em novembro pela Prefeitura de Várzea Paulista. Com a alteração, essa parte da via deixou de ser mão dupla e passou a ser de sentido único (subida). Reunidos, os moradores destacam que o espaço está melhor para o tráfego de pedestres e tem maior estabilidade para as residências.

Erika Rodrigues de Araújo mora na esquina entre as duas ruas faz 40 anos. Não faltam elogios seus à iniciativa da Prefeitura. “Foi algo excelente. Havia um fluxo intenso de automóveis aqui, 24 horas por dia, e era difícil passarmos de uma calçada à outra. As casas aqui são antigas e chegavam a trepidar, já que havia muitos caminhões por aqui e outros veículos pesados que passavam por aqui”, relata.

Sandra Márcia Belarmino da Costa, moradora Rua Maria Aparecida há 26 anos, afirma que a alteração de sentido era uma demanda antiga dos moradores. “A gente se reuniu em minha casa, em julho, com representantes da Prefeitura, e a maioria de nós, moradores, optou pela mudança”.

A munícipe também ressalta o trabalho feito pela equipe de Participação Popular da Casa Civil, que tem orientado os motoristas a não transitarem pela contramão. “Recentemente, percebi uma redução de uns 80% no número de pessoas que trafegam no sentido que passou a ser proibido”.

O chefe regional de Participação Popular, Paulo Cesar Ferreira Mendonça, destaca a relevância da atuação de sua equipe no bairro. “Há 20 dias, temos feito uma orientação de trânsito aqui, sempre que possível, sob chuva ou sol. Nosso objetivo é evitar a necessidade de autuações e, com nosso trabalho de apoio, temos reduzido bastante o problema do tráfego pela contramão”, relata. “A maior parte dos condutores que têm desrespeitado a nova sinalização não é de Várzea Paulista. O povo aqui da cidade, de forma geral, tem agido corretamente nesse sentido”, informa.

Mudança significativa

Segundo o gestor municipal de Trânsito, Oseas Martins, a mudança era uma necessidade técnica. “Há muitos anos, os moradores vinham pedindo sentido único na via ou até mesmo o fechamento dela, em sua parte inferior (sua transformação em rua sem saída), como era anteriormente. A Rua é muito estreita e não comporta sentido duplo. Na reunião feita com eles, apresentei-lhes os prós e os contras da mudança e, por 20 votos a 1, escolheram alterar o tráfego da via para o atual”.