Febre Amarela: vacinação continua 24 horas em Várzea Paulista

Destaques

Vacina está disponível em cronograma especial nas unidades de saúde e durante a noite e madrugada na UPA

 

Os primeiros dias com vacinação no período noturno que está sendo realizada pela equipe da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) tem um saldo positivo. Muitas pessoas se vacinaram e garantiram sua imunização contra a febre amarela. De acordo com a Unidade Gestora de Saúde, essa iniciativa tem o propósito de garantir que toda a população seja protegida da doença, inclusive aqueles que não podem comparecer as UBS (Unidade Básica de Saúde) no horário de atendimento. Nos dois primeiros dias 163 pessoas se vacinaram entre as 15h ás 8h da manhã.

 

 

A Unidade de Pronto Atendimento está realizando a vacinação junto com os outros atendimentos rotineiros. Para se vacinar é preciso levar o RG, um comprovante de residência e a carteira de vacinação. Na recepção você será encaminhado para a ala de vacinação.

 

Para quem é esse atendimento?

 

 

A princípio a prioridade são aqueles que não podem ir até uma UBS: quem trabalha ou estuda no horário comercial ou fora da cidade e não consegue acompanhar o atendimento das UBS. Para essas pessoas, o atendimento será feito na UPA das 15 horas (3 da tarde) às 8 horas (8 da manhã), ou seja, durante á noite e a madrugada. Após este horário a vacinação volta a ser nas UBS das 8 horas às 15 horas, durante o dia.

 

 

Para menores de dez anos, a vacinação só esta sendo feita nas UBS, mediante a apresentação da carteira de vacinação da criança. Isso está sendo feito, pois até os dez anos, as crianças tomam outras vacinas que não devem ser “conflitadas” com a da febre amarela. Sendo assim na UBS quem for aplicar a vacina consulta primeiro a caderneta da criança e verifica se ela pode tomar a dose.

 

 

Importância da vacina

 

 

A febre amarela pode ser fatal, por isso a importância da vacina. Todos devem se proteger para não correrem o risco de ser infectados pelo mosquito aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da dengue, da zica e da chikungunya. A Unidade de Saúde estima que 50% da população já foi vacinada, esse numero representa 59.202 de pessoas protegidas. A meta é garantir 100% de imunização.

 

Outros pontos de vacinação

 

 

Outros dois lugares também estão oferecendo a vacina nesta semana. O Poupatempo da Saúde na Av. Eduardo de Castro, 65 – Vila São Jose, das 16h30 às 20h. E na igreja católica Santa Terezinha na Rua Várzea Paulista, 1920 – Vila Santa Terezinha, das 18h às 22h.

 

 

Confira a programação nas UBSs:

 

Programação de vacinação contra febre amarela nas UBSs
Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Jardim PaulistaVila MarajóJardim BertiogaVila MarajóJardim Cruz Alta
Jardim América IVJardim PromecaJardim Cruz AltaJardim AlessandraJardim Promeca
Jardim AlessandraVila RealJardim BuritiCidade Nova IIJardim Bertioga
Vila Popular

Jardim América IIIVila PopularJardim América IV
   Jardim Paulista