Prefeitura realiza limpeza em diversos pontos da cidade

Destaques

A marginal do Rio Jundiaí esta recebendo atenção redobrada e passará por limpeza total; a Avenida Pequeri também está no cronograma das equipes

A Unidade Gestora de Infraestrutura está realizando obras de limpeza de avenidas, ruas e córregos em vários bairros da cidade. O trabalho está concentrado na manutenção de lugares estratégicos para trazer mais qualidade de vida para quem vive nos entornos destes locais.

Os córregos das Avenidas Tanabi/Pequeri no Jardim América III, Pinheirinho (na altura do clube de campo Periquito) e Córrego Bertioga (próximo à empresa Advance e Avenida Ipiranga) foram os primeiros a receberam os agentes, que desobstruíram os leitos dos córregos para evitar possíveis enchestes nesta época chuvosa do ano.

Na Rua Verona, no jardim Itália II, no último dia 07 de janeiro, houve a limpeza das calçadas. Na Eduardo de Castro na região central também houve corte de grama.

Marginal do Rio Jundiaí

Na marginal o trabalho está ainda mais intenso, as equipes estão realizando uma força tarefa e trabalhando com o auxilio de máquinas de grande porte no corte do mato e na restauração das calçadas para melhorar o escoamento da água. Todo o trecho de Várzea Paulista vai ser limpo. Essa obra garante mais segurança na via e melhora a visibilidade dos condutores principalmente no período de chuvas. Os trabalhadores estarão atuando nas margens da via durante o mês de janeiro.

Lixo de mais!

A quantidade de lixo retirada pelos agentes em todos os pontos onde eles estiveram impressiona. Só no córrego da Avenida Pequeri um sofá, um guarda roupas, latas de tinta, papelão, televisão, sacos com restos de construção, pedaços de madeira e um vaso sanitário foram retirados das margens do córrego, fora o lixo mais comum como garrafas pet e lixo doméstico. Nas vielas da cidade o volume também foi muito, cerca de 20 caminhões de lixo já foram retirados destes lugares.

O grande problema desses acúmulos de lixo e entulho é a proliferação de pragas urbanas. Muitos insetos peçonhentos se alojam em restos de material de construção, madeira e móveis velhos. Os acidentes causados por essas pragas como escorpiões, ratos e aranhas podem ser muito graves.

A recomendação da Unidade Gestora de Infraestrutura é que nunca o morador realize o descarte irregular de materiais em terrenos baldios, esses objetos são os grandes vilões para a presença de pragas. Várzea Paulista possui o EcoPonto que dá destinação correta a esses materiais, que funciona na rua Atroaris, sem número, no jardim Continente (próximo a Avenida Bertioga). Que funciona de segunda a sexta-feira das 7 ás 16h (sem intervalos) e sábado das 8 ás 13h.

É crime jogar lixo em lugares inapropriados e quem for pego nesta condição pode ser muitado em até nove mil reais. A denuncia é a melhor forma de inibir este comportamento, quem flagar esta situação deve entrar em contato com a guarda municipal pelo telefone 0800-770-0811 20 horas por dia 7 dias por semana.