Projeto voluntário Várzea Mais Bonita esteve em todos os bairros da cidade

Destaques

O ano de 2017 foi marcado pela revitalização de vários pontos da cidade, graças ao trabalho voluntário

Foram mais de 40 lugares atendidos pelo Projeto Várzea Mais Bonita, que contou com a ajuda de voluntários para realizar as mais diversas tarefas nos parques, praças, ruas e avenidas da cidade.

Durante o programa de zeladoria, em 22 sábados, foram feitas atividades como limpeza e pintura, corte de mato e plantio de flores. Todas as regiões estiveram no planejamento dos mutirões.

Quem acompanhou a equipe em ação ficou muito satisfeita com a Maria Francisca (60) aposentada, ela nos contou como o dia de trabalho, “A equipe foi maravilhosa, todos muito educados, trabalhando com vontade e prazer. Ainda mais ver o prefeito, com tantas responsabilidades estar aqui colocando a mão na massa foi muito bom. Tirei até uma foto para publicar no meu facebook”. Dona Maria vive na Rua Angicos no Jardim América II, onde uma viela foi restaurada e falou sobre como era e como esta a passagem agora, “Melhorou 100%. Agora dá gosto de passar por aqui. Esta viela estava tomada pelo mato e pelo lixo. Antigamente eu e minha irmã costumávamos limpá-la sempre, mas com o aumento do entulho jogado por alguns moradores já não conseguíamos, dar conta sozinhas”.

Wânia Aparecida (27), que é vizinha de dona Maria lembrou do passado recente e comemorou o novo futuro, “Estava horrível aqui. Tinha tanto coisa jogada que nem dava para ver a passagem. Achei incrível e aprovei muito ver todos trabalhando pela nossa rua. Confesso que fui surpreendida pelos voluntários. Estão todos de parabéns”.

No jardim Satélite, a Praça Eduardo de Andrade Gomes – “Duda”, mas conhecida como a Praça da “biquinha” na Rua Mercúrio, também esteve no cronograma dos mutirões. E a Verenice Ladeira (30) disse que vai voltar a frequentar a praça, “Eu sempre passei por aqui, mas fazia um tempo que eu não vinha. Agora que está tudo limpo e organizado de novo, eu voltei a frequentar e faço questão de trazer meus filhos”.

Já no Jardim América I a moradora Noemi Mendonça falou sobre o engajamento das equipes, “Isso resgata o amor pela cidade e mostra que estamos cuidando dela. Quero e vou participar também” e elogiou a iniciativa, “Achei um trabalho muito legal, nunca tinha visto algo assim. É uma iniciativa muito louvável”.

Na Vila Tupi o aposentado Silvio Reis (56) foi surpreendido pela equipe, “Eu fiquei muito surpreso com o trabalho dos voluntários. Iniciativa aprovadíssima”. Ele acompanhou de perto o mutirão em seu bairro.

Para Juvenal Rossi o trabalho é de todos, “Se cada um fizer um pouco, a cidade pode mudar de patamar, pois o amor pelo lugar onde você mora gera zelo, carinho e a valorização de todo o povo” disse. Ele também é o idealizador do projeto. “Nós queremos mudar a forma como as pessoas enxergam a nossa cidade. Despertar esse amor e esse carinho por Várzea Paulista é mais importante do que qualquer resultado prático. Uma nova cidade vem com novas atitudes”. Completou Rossi.

É importante salientar que de nada adianta os mutirões e os voluntários se a população não se conscientizar que a cidade é um bem comum, e que é papel de todos mantê-la sempre adequada. Uma cidade limpa é uma cidade mais saudável. Várzea Paulista conta com um Ecoponto que recebe diversos tipos de dejetos e garante o descarte correto deles. O Ecoponto funciona na Rua Atroaris, s/n – Jardim Continente e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 13 horas.

Para quem quiser denunciar descartes irregulares, depredação e vandalismo, basta entrar em contato com o Setor de Fiscalização pelo telefone 4596-9665, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas ou também pode ser acionada a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo telefone 153.

Confira os pontos onde o Várzea Mais Bonita atuou

– Praça da Rua Jose Cardoso Grillo, 11 Jd. Diana

– Parquinho da Rua Domingos Estela, em frente portaria Eleikeroz

– Canteiro da Rua Gregório Beloti  com a Duque de Caxias, 348