Várzea Paulista recebe sua terceira UTI móvel

Destaques

Novo veículo é mais um importante instrumento para salvar vidas na cidade que já conta com outras duas UTI´s móveis.

No dia 19 de dezembro a cidade de Várzea Paulista recebeu das mãos do diretor da Vara do Trabalho de Campo Limpo Paulista, Leandro Giantini Trabuco, o recibo com a confirmação do depósito na conta do Fundo Municipal de Saúde de Várzea Paulista, no valor de R$168 mil, utilizados para o pagamento da compra da terceira ambulância montada para UTI da cidade, também entregue no mesmo ato.

Segundo o representante do Tribunal Regional do Trabalho, esse valor doado é parte de uma indenização imposta a uma empresa da região que, por encerramento de suas atividades e demissão sumária de dezenas de trabalhadores sem os devidos pagamentos de verbas ou tributos rescisórios, causou o que juridicamente se chama de Dano Coletivo, tendo assim que arcar com uma indenização.

Esse tipo de ação permite ao juiz e ao Ministério Público do Trabalho direcionar e reservar certos valores às municipalidades atingidas pelo dano e, nesse caso específico, as cidades foram Jarinu, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista. Sendo Várzea, inclusive, a primeira a receber o benefício dessa ação, pois foi à única que apresentou projeto para utilização do valor destinado.

“Agradeço aos representantes do TRT, em especial à Dra. Larissa Scarabelin, ilustríssima juíza do trabalho, pela iniciativa, pois isso é muito importante para nós. A compra dessa UTI móvel é uma conquista do povo de varzino.” Disse o prefeito Juvenal Rossi.

Comprovante é entregue ao presidente do Conselho Municipal de Saúde

Além dos representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do prefeito Juvenal Rossi, da Gestora Municipal de Saúde, Mônica Carvalho, da diretora Jurídica Dra. Florenides Gaino e do presidente do COMUS, Conselho Municipal de Saúde, Sidney Costa, que recebeu o comprovante de transferência das mãos dos representantes do TRT, ressaltando a importância de ações como essa para todo o sistema de saúde do município. “Esse tipo de ação do TRT foi uma grata surpresa para nós, pois isso é de suma importância para a nossa cidade que, como tantas outras, vem enfrentando as dificuldades com muita determinação e criatividade. Para nós, é fundamental a participação de outras instituições e outras instâncias governamentais no processo de melhoria dos serviços de saúde. Sou conselheiro da saúde há quatro anos, sei que houve muitos avanços, em especial e nosso hospital, mas também sei que ainda há muito por fazer. Também temos que, antes de tudo, mudar esse hábito de olhar tudo com olhar pessimista.” Declarou Costa.

Veículo é referência por praticidade, altura e tecnologia

A nova UTI móvel é um veículo considerado ideal para o transporte de passageiros e um dos mais adequados para a transformação em ambulância pela tecnologia e espaço interno. O Fiat Ducato Maxicargo 2017 vem com um sistema de alimentação elétrica de 110 e 220 volts, cuja bateria destinada à UTI pode suportar até uma hora de plena utilização, mesmo sem ser realimentada pelo motor. Além disso, a ambulância tem uma autonomia de mais de 500 km com o tanque cheio.

O veículo ainda passará por emplacamento e colocação de adesivos de identificação, mas, já está disponível para utilização em Várzea Paulista.