88 vias: Prefeitura prepara “pacotão” de recapeamentos para 2018

Infraestrutura - Destaques

Entre o projeto de financiamento e emendas parlamentares, soma chega a 88 vias públicas que serão beneficiadas em 20 bairros distintos

A Prefeitura de Várzea Paulista prepara um pacote de mais de R$ 6 milhões de reais em recapeamentos para a cidade em 2018. Todo o projeto foi elaborado e as primeiras etapas concluídas para que as obras tenham início nos primeiros meses de 2018.  O valor total de R$ 6.242.825,13 serão destinados ao beneficiamento de 64 vias públicas distribuídas em 20 bairros. R$ 5 milhões serão provenientes de um financiamento já aprovado junto a Caixa Econômica Federal e R$ 1.242.825,13 oriundos do Tesouro Municipal. Todo o projeto inclusive foi apresentado, discutido e aprovado pelos vereadores, na sessão da última terça-feira (12).

O processo de escolha dos locais que serão contemplados neste projeto foi baseado em dados oficiais, como destaca o gestor de Infraestrutura Urbana do município Renato Germano. “Fizemos um levantamento das vias com maiores registros de solicitação de tapa-buracos na Ouvidoria Municipal. Foram listadas 80 ruas. Dessas, 64 serão atendidas, totalizando 20 bairros distintos”.

O gestor municipal enfatizou a parte técnica de todo esse programa de recape. “Todas essas obras serão fiscalizadas com muita responsabilidade pelo setor de infraestrutura, os recapes seguirão normas e procedimentos técnicos como a colocação de binder e capa, são pontos fundamentais para uma boa estrutura, que tem como objetivo evitar o surgimento de buracos”.

O prefeito Juvenal Rossi, responsável pela iniciativa, fez questão de destacar o avanço que é para o município esse “pacote de recapes”. “Infelizmente sofremos hoje a irresponsabilidade do passado, e é muito importante ressaltar que as ruas que não estão sendo atendidas neste momento, haverá um esforço muito grande de nosso governo para intensificar e melhorar as operações tapa buracos”.

Neste projeto além das 64 vias que receberão o recape, inclui também a pavimentação da Rua Jaú, no Jardim América IV, construção de uma viela entre as Ruas Aratá e Ananatuba no Parque Guarani, aquisição de uma máquina rolo para equipe de tapa-buracos e serviços de correção de guia, drenagem e a colocação de redutores de velocidade (lombadas).

Confira aqui as vias e bairros contemplados

Mais recapes para o próximo ano

Ainda para 2018 estão programados mais recapes no município, são obras solicitadas pelo prefeito Juvenal Rossi junto à Assembleia Legislativa de São Paulo e a Câmara Federal em Brasília. Com as emendas parlamentares destinadas pelos deputados somam mais 24 ruas que serão beneficiadas no próximo ano com recapeamento e pavimentação.

No Jardim Bertioga serão 11 vias recapeadas: Rua das Bromélias; Caliandras, Cinerárias; Dracenas, Aloés, Antúrios, Alecrins, Avencas, Cássias, trecho da Alocácias; e Ibiscos. A Avenida Bertioga também será completada, porém, no projeto de macrodrenagem do Córrego, os trechos que passam por intervenções serão todos beneficiados.

No Jardim das Palmeiras, trecho da Rua Guarova será completado com recape; as Ruas Pinos e Cipreste na região do Jardim Maria de Fátima e a Rua Alfredo Antônio Benedito (atrás da empresa Baby Roger), no Jardim Promeca, serão pavimentadas.

Na Vila Santa Terezinha, cinco Ruas serão recapeadas:  Laguna; Trechos da Célio Barbosa, Humaitá, Valentina de Castro e Rua Maria Aparecida.

No Jardim Primavera, cinco Ruas serão contempladas: Fausto Silvestre Pires; Dr. João Guglielmo; Segundo Tosin; Kemell Saffi e trecho da Costa e Silva.

O prefeito Juvenal Rossi contabiliza que esse trabalho de recuperação das vias e pavimentação teve início logo no primeiro ano de seu governo, e destaca que somente a Unidade Gestora de Infraestrutura, de janeiro de 2013 a novembro de 2017, já recapeou 124 ruas na cidade. “Fizemos todo esse trabalho mesmo encontrando a Prefeitura com lixo na porta e pagando uma infinidade de dívidas. Tivemos os anos de reconstrução e agora é hora de Várzea Paulista avançar”, concluiu.