Gestores da Prefeitura acompanham avanço das ações de urbanização na Região Norte

Destaques

Na Vila Real, equipes trabalham no novo trevo da Rua Ilha Bela e nas Ruas das flores e Nestor Alves; Ruas Catanduva e São Francisco de Assis (Jd. América II) também recebem intervenções

Na tarde dessa segunda-feira (11), o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, junto do gestor municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, fiscalizou os trabalhos estruturais em andamento na Vila Real e no Jardim América II. Os administradores foram detalhistas nas visitas e fizeram questão de atender moradores locais, para colher sugestões sobre as obras e outros assuntos. A ideia foi conferir o avanço adequado dos serviços.

Nova Vila Real

O trevo entre a Rua Ilha Bela e a Avenida Marginal do Rio Jundiaí teve o início de sua construção fiscalizado (foto acima). Os trabalhos, começados na semana passada, estão na fase de construção de guias e sarjetas e levantamento topográfico. “A ideia é concluir a via em janeiro de 2018. Com ela e a rotatória que será feita, quem vier da Vila Real poderá acessar a região do Jardim Promeca e mesmo a cidade de Campo Limpo Paulista, sem trafegar na contramão, já que será construída uma mão inglesa – terceira faixa -, na Marginal, pela qual os condutores poderão acessar a ponte que leva ao outro lado da Avenida”, explicou o prefeito.

Na Rua Célio Barbosa (foto abaixo), os gestores conferiram o atual estado da via. O local já recebeu dispositivos de drenagem de águas pluviais e parte de sua pavimentação, além de um muro de arrimo; em breve, terá o restante do pavimento executado. A Rua das Flores (próxima imagem), com trabalhos de drenagem em execução, também recebeu a visita dos gestores. A Travessa Japi teve a qualidade do pavimento já feito conferida.

O prefeito deixou clara, aos munícipes, a importância das ações em andamento, para o futuro do bairro. “Queremos que vocês tenham as escrituras e os termos de posse de suas casas. Para isso, temos de fornecer a estrutura e é preciso que a população daqui se conscientize, para pedir suas ligações de esgoto à Sabesp. Assim, com a documentação regularizada, cada morador poderá, por exemplo, deixar sua propriedade como herança ou vendê-la”, declarou Rossi. “Já há cinco quadras do bairro que conseguimos regularizar por meio do programa Cidade Legal, do Governo Estadual, algo que pretendemos fazer com as vias que recebem as benfeitorias atualmente”, complementou.

Do grande pacote de obras da Vila Real, 31 das 36 vias previstas já receberam drenagem e pavimentação; dez escadas hidráulicas já foram construídas e outras duas as receberão por completo até  março do ano que vem; dos quatro muros de arrimo projetados, dois estão prontos (Ruas Célio Barbosa e Tambaú); a canalização parcial do córrego da Rua Ilha Bela também já está pronta. A previsão é de que, até o final do primeiro trimestre de 2018, todas as ações do contrato estejam completas, se as condições de tempo permitirem. O conjunto de intervenções é resultado de um convênio entre a Prefeitura e a União, no valor de R$ R$ 9.164.234,87.

Novos caminhos

A equipe da Prefeitura também visitou as obras do Jardim América II. Na Rua Catanduva, prossegue o trabalho de calçamento, que inclui rampas de acessibilidade. Já foi realizado o recapeamento de 1.042,01 m² e o plantio de grama também está previsto para o local. A Rua São Francisco de Assis está recebendo guias e sarjetas e, nos próximos dias, se as condições de tempo permitirem, deixará de ser de terra e receberá pavimento de paralelepípedos intertravados; a drenagem já está concluída na via.

A Rua Tapuia, do mesmo bairro, também está ganhando calçamento. A Rua Itapevi já recebeu 477 m² de calçada.

No Jardim Paulista, a Rua São José do Rio Pardo já teve os trabalhos concluídos. Entre outras ações, a via ganhou 43,14 m² de calçamento, duas rampas de acessibilidade e, em razão da complexidade dos reparos de drenagem executados, 532 m² de novo asfalto, para refazer o pavimento que precisou ser retirado.

As benfeitorias fazem parte de um investimento de R$ 440.337,43, resultantes de um financiamento com o Governo Federal, para mais de 4 mil m² de calçadas, 358 metros de guias, entre diversos outros serviços de drenagem e paisagismo. Confira mais informações aqui

Realização

Durval de Lima, 42 anos (à direita, na foto abaixo), mora na Rua das Flores há 40 anos e não escondeu a alegria pela obra que está se concretizando onde reside. O munícipe fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito. “Agradeço à Prefeitura por tudo que está fazendo por nós. Antes, aqui só havia mato, bananeiras. Com essa obra, tudo vai melhorar: acesso de pessoas e carros. Estou acompanhando de perto e vejo que a equipe está sempre trabalhando. Desde sempre esperamos isso e eu não esperava que se concretizaria. Não tínhamos esperança e agora temos”, comemorou.

Valdinei Francisco de Assis, da Rua Catanduva, destacou a importância do calçamento que está em execução no local. “O serviço está ficando bom. Com a calçada, o pessoal não precisará mais andar na rua. Logo, o pessoal poderá fazer caminhada, com os outros calçamentos que estão sendo feitos. Em 20 anos nunca houve algo assim nesta via”, ponderou.