Vacinação de febre amarela terá dias específicos em Várzea Paulista

Cotidiano - Cidadão

Intuito é evitar o desperdício de doses, já que cada frasco da vacina possui de 5 a 10 doses. Apenas 47.68% da população se vacinou 

 

 

A partir de segunda-feira (11), a Prefeitura de Várzea Paulista adota um novo sistema para ofertar a imunização contra febre amarela para a população. Para evitar o desperdício de doses, a cada dia, quatro Unidades Básicas de Saúde estarão realizando o serviço, das 8 às 15 horas.

 

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nair Pereira “O frasco tem cinco ou dez doses e, uma vez aberto, tem a duração de seis horas. Por isso, é necessário uma otimização, para atender toda a demanda da cidade, sem haver perda de doses”, explica.

 

Até o dia 07 de dezembro, foram imunizadas 55.793 pessoas, o que representa apenas 47.68% da população. Com a chegada das festas de final de ano, as pessoas viajam muito, por isso, estar protegido contra a doença é muito importante. “É necessário um período de 10 dias para que a vacina aja no corpo do paciente”, fala Nair.

 

Apesar de Várzea Paulista não ter casos confirmados da doença, tanto em primatas, quanto em humanos, a imunização deve ser feita o quanto antes. “A cada dia menos pessoas buscam a vacina nas UBSs, mas vemos que em toda a região há registros da doença, agora, inclusive com um suspeito em Jundiaí”, comenta. “É preciso se vacinar, antes que a Febre Amarela atinja alguém de nossa cidade”, afirma a coordenadora.

 

 

Confira a programação:

 

Segunda-feira

Jardim Paulista

Jardim América IV

Jardim Alessandra

Vila Popular

 

Terça-feira

Vila Marajó

Jardim Promeca

Vila Real

Santa Terezinha

 

Quarta-feira

Jardim Bertioga

Jardim Cruz Alta

Jardim Buriti

Jardim América III

 

Quinta-feira

Vila Marajó

Jardim Alessandra

Cidade Nova II

Jardim Paulista

 

Sexta-feira

Jardim Cruz Alta

Jardim Promeca

Jardim Bertioga

Jardim América IV