Novo Laboratório da UPA reduz tempo para resultado de exames de 4 horas para 40 minutos

Saúde - Destaques

Com equipamentos de ponta, serão analisados exames rotineiros como o de sangue, até os mais complexos como o de enzimas cardíacas que apontam casos de infarto, funções hepáticas, que detectam problemas no fígado e de função renal, que mostram patologias nos rins


O novo laboratório de análise clínica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Paulista que já está em funcionamento é boa novidade para a saúde do município. O laboratório vai tornar o atendimento e diagnósticos dos exames solicitados pelos médicos da unidade, muito mais rápidos e eficazes.

Com equipamentos de última geração e profissionais treinados, os exames que antes eram enviados a um laboratório externo (como ocorre na maioria dos hospitais públicos e particulares), serão analisados na própria unidade. O tempo de espera vai cair em mais de três horas.

 

Atendimento

 

Antes da implantação deste laboratório, os exames solicitados pelos médicos aos pacientes, eram coletados na unidade e de hora em hora eram recolhidos por uma equipe e levados a um laboratório externo. Este processo levava em média quatro horas, e o paciente precisava aguardar na unidade.

Como o novo laboratório esse mesmo procedimento de coleta/ análise e devolução do material biológico ao paciente, que levava em média quatro horas vai diminuir para 40 minutos. Uma redução muito considerável de espera garantem os médicos da UPA.
Para quem esta na unidade aguardando diagnóstico, o laboratório vai acelerar muito esse processo. O tempo de liberação do resultado sendo menor, a quantidade de atendimentos também deve aumentar e o tempo de espera no atendimento irá diminuir.

 


Qualidade e Segurança

 

Como todo o material coletado na unidade era enviado para um laboratório externo, que o analisava e enviava os laudos já prontos para o hospital, não havia possibilidade de acompanhar essa etapa do atendimento antes do diagnóstico ser passado ao paciente.

 

 

Com o laboratório próprio todas as etapas do atendimento poderão ser acompanhadas de perto pela equipe e a garantia de qualidade será ainda maior. Assim que um exame ficar pronto ele vai ser imediatamente encaminhado ao médico que o solicitou sem ser interceptado pelo caminho.

A segurança que o novo sistema traz é um grande beneficio destaca a equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento. A rapidez e a segurança serão muito melhores, já que tudo será feito na própria unidade. Outra vantagem de se ter um laboratório 24 horas disponível é que a UPA passa a ter um biomédico de plantão o tempo todo, qualquer dúvida referente a resultados ou recoleta de material, o profissional estará disponível para auxiliar a equipe médica.

 

O novo laboratório

 

 

O novo laboratório fica em uma ala recém-reformada da UPA e está equipado com equipamentos de ponta para realizar a análise de todo o material biológico coletado na unidade. Com equipamentos de ponta, os exames analisados serão desde hemogramas e coagolograma rotineiros a exames mais complexos como o de enzimas cardíacas que aponta casos de infarto, funções hepáticas, que detectam problemas no fígado e de função renal, que mostram patologias nos rins.