Sarau da escola Lavínia traz a África para Várzea Paulista

Destaques

Com a participação da comunidade, sarau trouxe a cultura afro para dentro da escola

 

No último sábado (15) ocorreu o sarau da Consciência Negra, na escola estadual Profa. Lavínia Ribeiro Aranha, no Jardim Bertioga. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas, que participaram das diversas atrações como corte de cabelo e maquiagem afro, dança e música, e peça de teatro.

 

Na abertura um cortejo pela rua da escola chamou a atenção das pessoas que estavam em volta e anunciou o início do sarau cultural. A dança ficou por conta de grupos como o Maracatu e o Coco das Águas Doces.

 

 

Um dos pontos altos foi o desfile de trajes típicos, os alunos estavam incríveis nas vestes que representam toda a força do povo africano. 

 

 

Quem participou gostou muito, como os alunos Karina Lala e Fellipe Oliveira do terceiro ano do ensino médio. Para Karina apresentar a cultura afro para comunidade foi um grande experiência. “Eu gostei muito de tudo. Teve organização, além de mostrar para as pessoas  essa cultura que é tão rica”. “No ano que vem estarei aqui de novo, o sarau foi ótimo. Tudo muito bem feito” destacou o colega de classe Fellipe.

 

 

Para a professora Cláudia Fernandes, que dá aulas de língua portuguesa o sarau promoveu a união da escola e da comunidade, “Foi um evento emocionante, pois tivemos o envolvimento dos alunos e da comunidade”. Sobre as atrações culturais, Fernandes enfatizou, “Lindas apresentações resgatando a cultura africana que é tão importante para a cultura brasileira”.