Início da SIPAT tem diversas atividades

Gestão Pública - Destaques

Primeiro dia contou com palestras e atividades laborais, para colaboradores com a segurança do trabalho e outros servidores

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) da Prefeitura de Várzea Paulista teve início nesta segunda-feira (27) com várias ações organizadas pela Unidade de Saúde e Segurança do Trabalhador. O auditório da Praça CEU sediou duas palestras – de manhã, a primeira, “A Arte de Fazer Acontecer” e, à tarde, foi ministrada “Entendendo o Assédio Moral”. Também houve espaço para ginástica laboral. A ideia do primeiro dia foi motivar os servidores designados para atuarem na prevenção de acidentes e fornecer conhecimentos importantes e qualidade de vida aos demais participantes.

A primeira palestra, mais voltada aos integrantes das CIPAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e outros designados para essa função, buscou incentivar a liderança positiva. O encontro foi conduzido por David Alexandre, que é técnico em segurança do trabalho e já atuou por dez anos como consultor de várias empresas sobre o assunto. O atual gestor municipal de Planejamento e Inovação de Várzea Paulista destacou a importância do papel de protagonismo para ser um bom líder. “Se fizermos a opção pelo posto de ‘vítima’ da história e não exercermos o protagonismo, não vamos fazer acontecer e atingir nossos objetivos. Assim, não experimentaremos a vítória”, explicou. “É preciso dominar as circunstâncias e não ser dominado por elas”.

Um dos grandes exemplos de líderes trazidos pelo palestrante foi o de Nelson Mandela, um dos mais inspiradores líderes mundiais. “Mandela ficou preso por 27 anos, de forma injusta, segundo a história. Quando saiu, já tinha problemas de saúde e 75 anos. Possuía todos os motivos do mundo para se considerar vítima. Contudo, resolveu ser protagonista e foi presidente da África do Sul (entre 1994 e 1999), símbolo da luta pela igualdade social e vencedor do Prêmio Nobel da Paz (em 1993)”, relatou Alexandre.

O gestor também fez uma pequena demonstração sobre boas tomadas de decisões com a ajuda de um pequeno peixe, que nadava em um pouco de água dentro de um copo. Enquanto o líquido era lentamente despejado no aquário, o peixe ainda ficou ali no copo. Foi então que, ao final, ele se atirou ao recipiente convencional”. Assim como o Bob, muitas vezes temos medo do desconhecido, mas precisamos enfrentá-lo e fazer a melhor escolha. Esse receio, muitas vezes, faz com que corramos na direção contrária aos nossos objetivos”.

Durante a palestra inaugural, Alexandre também expôs conhecimentos técnicos importantes aos cipeiros, como os cinco fatores necessários ao cumprimento de objetivos traçados: visão (futuro desejado), competência, incentivos (valorização do responsável pelo trabalho e outros elementos motivadores), recursos e plano de ações.

A programação completa da SIPAT, que vai até a próxima sexta-feira (1º), está disponível aqui.