Várzea Paulista organiza ações para celebrar o Mês da Consciência Negra

Desenvolvimento Social - Destaques

Sarau, exposição e contação de histórias comemoram a data

 

 

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, ocasião dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

 

Para promover debates e discussões sobre o tema, a Prefeitura de Várzea Paulista vai promover diversas atividades culturais na cidade, como um desfile, sarau, exposição e contação de histórias nas escolas municipais. 

 

De acordo com o diretor cultural, José Moreyra, há um mês a Unidade Executiva de Cultura e Turismo convidou militantes e artistas da cidade para participar de reuniões, debates e discussões sobre o mês da Consciência Negra. “O objetivo é fomentar o protagonismo e empoderamento do afrodescendente na cidade, de forma contínua, não se restringindo ao mês de novembro”, relata. 

 

 

Confira a programação do Mês da Consciência Negra:

 

• 15/11, às 19h30 – Desfile “Um resgate de ancestralidade” – Coletivo Preta Eu, na 12ª Orquivárzea.

 

• Dia 24/11, às 19h30 – Sarau Temático Consciência Negra, no Anfiteatro da Praça CEU, com apresentações, interações e performances.

 

• De 21 a 30/11 – Exposição “Crimes de ódio na internet”, no Anfiteatro da Praça CEU.

 

• 21/11 às 14h e 22/11 às 10h – Contação de histórias na CEMEB Edite Schneider. Com o conto “Que bicho esquisito!”, historieta autobiográfica da juíza Pantera Mestiça e dois contos da literatura africana. Contadas pelo ator e diretor José Moreyra da Motta e pelo músico Vinícius Rocha. 

• 30/11 e 01/12, 19h – Apresentação em Itupeva em comemoração aos dez anos do sarau da Escola Estadual Padre José de Anchieta, em comemoração ao Mês da Consciência Negra. Com apresentação de trechos do poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alves e da peça teatral, “A Vida é Sonho”, de Pedro Calderón de Labarca.