Premiação de Orquídeas marca o encerramento da exposição de flores na 12ª Orquivárzea

Destaques

Expositor Arthur D`Andrea, do orquidário Brasil Nursey, venceu em duas categorias

Na tarde de domingo (19), foi realizada a premiação das orquídeas em exposição na 12ª Orquivárzea. O julgamento feito por técnicos da CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil) aconteceu na última quinta-feira (16) e escolheu as mais belas flores em oito categorias.

Em duas delas, o vencedor foi o expositor varzino, Arthur D`Andrea (foto acima), do orquidário Brasil Nursey, que levou os prêmios por melhor espécie brasileira, com a planta “Laella lobata Alba” e por melhor espécie exótica, com uma “Brassia caudata”.

Segundo Arthur, a beleza das plantas refletem o cuidado e o tempo dedicado a elas. “Esse prêmio é um reconhecimento por todas as horas de dedicação. Essas plantas são um espelho do nosso trabalho”, afirma. O expositor conta que a orquídea Brassia caudata está na sua família há três gerações. “Essa planta é mais velha do que eu, pertencia ao meu avô. Representa muito para mim”, relata.

Os orquidófilos varzinos, Valdecir Batista de Souza, com sua Maxillaria tenuifolia e José Aparecido de Oliveira (foto abaixo), com a planta Oncidium Elegance ‘Midas’, conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente, na categoria Híbrida. Para José Aparecido, a classificação foi uma grata surpresa. “Essa planta tem seis anos, relativamente nova. Essa é a primeira vez que ela ganha um prêmio. Fiquei muito satisfeito por já conseguir um resultado tão positivo”, fala o expositor.

CAOB

O representante da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil, José Francisco Vannucchi (à direita, na foto abaixo), destacou a importância das exposições de orquídeas. “Essa é uma planta que se encontra cada vez menos na natureza, por isso, incentivar seu cultivo é de extrema importância para que a humanidade não perca esse material genético”, explica. Vannucchi que cultiva orquídeas há 45 anos, ressalta o papel do poder público em eventos como a Orquivárzea. “A administração de Várzea Paulista é exemplo para várias cidades, realizando esse trabalho há tantos anos”, diz.

A presidente da Associação de Orquidófilos de Várzea Paulista, Maryelen Cuberos (quarta, da direita para a esquerda, na imagem a seguir) relatou que a presença da população na exposição superou suas expectativas. “Muitas pessoas passarão pela exposição e as vendas também foram muito positivas. Os expositores trouxeram flores belíssimas para nossa cidade. Só temos a agradecer por todo esse apoio e companheirismo”, conclui.