Exposição da 12ª Orquivárzea tem início com solenidade oficial

Cultura e Turismo - Destaques

Cerimônia oficial, com o prefeito Juvenal Rossi e outras autoridades municipais e nacionais, dá início a três dias de exposição de cerca de 1.000 belas orquídeas, dos mais variados tipos

O início da exposição de aproximadamente 1.000 orquídeas, na 12ª Orquivárzea, foi oficializado com uma solenidade, na noite desta sexta-feira (17), no pavilhão da festa, dentro da quadra da Praça CEU. O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, autoridades municipais e representantes de instituições como a CAOB (Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil) proferiram palavras de encorajamento e valorização da festa. Junto da Corte Real da Orquivárzea, eles também fizeram o desenlace da fita de inauguração da exposição de flores de Várzea Paulista e outras nove cidades do estado, muito bonitas e de diversos tipos.

Rossi fez questão de ressaltar que a Festa das Orquídeas representa mais um dos esforços municipais para tornar a cidade uma estância turística. “Já temos plantado orquídeas nas palmeiras recentemente colocadas em ruas da cidade e vamos continuar a fazê-lo. Se continuarmos a investir, Várzea Paulista um dia será oficializada como a cidade das orquídeas, pelo Governo Estadual, e essa característica turística nos permitirá o tão sonhado acesso direto à Anhanguera. Dessa forma, nosso distrito industrial será abastecido por essa importante Rodovia. Assim, aumentaremos empregos e renda e geraremos um maior desenvolvimento comercial e industrial, além de darmos mais e melhores oportunidades de trabalho para os orquidófilos”, explicou.

Com o fortalecimento da Orquivárzea, a cidade só tem a ganhar, segundo o prefeito. “Esta festa representa um grande investimento de longo prazo, pois nos possibilitará um grande desenvolvimento, futuramente, e a alegria de nosso povo”, projetou.

Rossi também elogiou o empenho demonstrado pelos organizadores, alguns inclusive voluntários, e o apoio dos patrocinadores. A qualidade do evento foi enaltecida. “Várzea Paulista está de parabéns. É preciso amar nossa cidade e valorizá-la. A orquídea cumpre esse papel, por sua beleza, que encanta todos que a vêm. Nossa cidade está muito bem representada”.

O gestor destacou a importância da atuação da CAOB e dos produtores. “Nossos filhos só conhecerão essas plantas em razão do trabalho de vocês, cultivadores. Se nós não as cultivarmos, essas flores não poderão mais ser vistas futuramente”, alertou.

Rossi parabenizou a presidente da Associação dos Orquidófilos de Várzea Paulista, Maryelen Cuberos, pelo trabalho da instituição. “O número de pessoas que gostam de orquídeas está aumentando. Minha mãe, por exemplo, é apaixonada por elas e farei de tudo para trazê-la aqui neste final de semana. É muito importante o que está acontecendo. Parabéns à Associação, por fazer crescer o amor por essas flores!”, reconheceu.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Silso das Neves, elogiou os envolvidos na organização da festa e a Prefeitura. O parlamentar aproveitou a oportunidade para ressaltar o protagonismo dos orquidófilos. “Os grandes artistas para Várzea Paulista, hoje, são os cultivadores e as orquídeas”.

O coordenador da CAOB, José Franscisco, responsável pela exposição de 250 das 1.000 flores expostas, agradeceu o apoio da Prefeitura, muito importante, em sua avaliação, para eventos como a 12ª Orquivárzea. “Está em nossas mãos levar à frente o trabalho feito pelos produtores, para que os netos de nossos netos venham a conhecer as orquídeas. Agradeço a todos os envolvidos e muito obrigado, Município de Várzea Paulista!”, finalizou.

A UNO (União Nacional dos Orquidófilos) também foi representada por Neusa Von Matter. O órgão trouxe 63 plantas para a exposição.

Entre outras autoridades municipais, o chefe da Casa Civil, Ernaldo Artur, um dos organizadores da festa; os gestores municipais de Planejamento e Inovação, David Alexandre, Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, e Finanças, Marli Ramos; e os vereadores Weslen Campos, Robertinho e Guilherme Zafani, também participaram da solenidade inaugural.

Atividades no espaço de exposição

18 de novembro (sábado)

• Das 9 às 22 horas – exposição de orquídeas;

• Das 10 às 11 horas – palestra sobre cultivo de orquídeas;

19 de novembro (domingo)

• Das 9 às 17 horas – exposição de orquídeas;

• Das 10 às 11 horas – palestra sobre cultivo de orquídeas;

• Das 15 às 16 horas – premiação das Orquídeas.

Vendas

Cerca de 20 mil orquídeas podem ser compradas pelos visitantes. Confira os horários:

18 de novembro (sábado)

• Das 9 às 22 horas;

19 de novembro (domingo)

• Das 9 às 17 horas;

20 de novembro (segunda-feira) – feriado

• Das 9 às 18 horas.

Localização

O pavilhão de vendas e exposição fica na quadra da Praça CEU, na Rua João Póvoa, s/n, Jardim do Lar (próximo ao Facilita).