12ª Orquivárzea dá espaço para a solidariedade

Governo e Administração - Destaques

Chamam a atenção a participação do Fundo Social varzino e do GBCV (Grupamento dos Bombeiros Civis Voluntários)

A 12ª Orquivárzea, iniciada na terça-feira (14), mais uma vez dá espaço para entidades que cumprem importantes papeis sociais. Neste ano, o FUSS (Fundo Social de Solidariedade) de Várzea Paulista e o GBCV (Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários) estão participando ativamente e vão poder usar os recursos obtidos em benefício da sociedade varzina.

Fundo Social tem espaço com ações diversificadas

A entidade varzina está vendendo porções de frango frito, na festa, até esta sexta-feira (17) e na segunda-feira (20), a partir das 17 horas, e, neste final de semana, a partir do meio-dia, em razão do maior fluxo de pessoas. Segundo a presidente do órgão e primeira-dama, Ângela Rossi, a verba arrecadada será apresentada, até o final deste mês, ao Conselho Deliberativo do Fundo Social, que conta com representantes da sociedade civil, como os de entidades sociais.

Com o balanço de tudo o que foi gasto e arrecadado, os membros do colegiado decidirão qual será o destino do montante resultante das vendas, de acordo com as demandas e possibilidades identificadas. Uma parte significativa dos frangos foi doada por um grande frigorífico da cidade.

No final de semana, do meio-dia em diante, as crianças também contarão com um espaço de lazer, na tenda do Fundo Social de Solidariedade, organizado pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social. Os pequenos poderão fazer pinturas no rosto e receberão esculturas de balões, na forma de animais, por exemplo. Tudo de forma gratuita.

Doação de Alimentos

A partir das 18 horas, a entrada da festa é 1 kg de alimento não perecível. Todos os donativos, que estão sendo armazenados na sede do FUSS, serão distribuídos à população e instituições, de acordo com a análise do Conselho do órgão. Parte deles poderá ser encaminhada a entidades credenciadas junto ao CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Várzea Paulista. “A quantidade que vem sendo obtida é surpreendente. Somente no primeiro dia de festa, conseguimos mais de 1 tonelada. Agradecemos ao público pela quantia já conseguida e esperamos que haja ainda mais doações”, destaca Ângela.

Ter, novamente, participação ativa na festa é bastante importante à entidade, segundo a presidente. “O evento está bem planejado e é ímpar ter todo este espaço. Certamente, vamos conseguir uma boa verba e alimentos, que beneficiarão a população”.

Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários

O GBCV (Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários) de Várzea Paulista também conquistou um espaço para atuar na 12ª Orquivárzea. A associação sem fins lucrativos, e reconhecida através de lei municipal como serviço de utilidade pública, foi à única que esteve no chamamento público para exploração da praça de alimentação.

O presidente da associação, Roberto Cardoso Quirino, fez a inscrição do grupamento e agora, com o recurso proveniente da ação, o Grupamento vai investir em equipamentos para o atendimento voluntário de bombeiros na cidade. “Algumas empresas já nos ajudam com repasse mensal para o seguro de vida dos membros que prestam voluntariamente o atendimento”, explica Quirino. A verba também será utilizada para a manutenção dos veículos do grupamento.

Hoje o GBCV de Várzea Paulista conta com 30 bombeiros voluntários.