Obras da Vila Real ganham um jornal, já presente em vários pontos da cidade

Destaques

Exemplares do ‘Nova Vila Real’, com detalhes sobre benfeitorias como pavimentação e drenagem em diversas vias do bairro, estão sendo divulgados à população

 

As diversas ações da reurbanização da Vila Real deram origem a um abrangente jornal institucional, intitulado Nova Vila Real, da Prefeitura de Várzea Paulista, em distribuição na cidade desde o final de outubro. O material, feito pela equipe de Comunicação da Unidade Gestora de Planejamento e Inovação, está sendo entregue em casas, prédios públicos e comércios de vários pontos do município. “É importante os moradores de outros bairros conhecerem as ações na Vila Real e na cidade de modo geral, até para entender por que nem sempre será possível contemplar rapidamente as necessidades mais próximas”, explica o gestor da pasta, David Alexandre.

 

O material contém 16 páginas de muita informação sobre os trabalhos em andamento na Vila Real. O maior destaque são as pavimentações (concreto ou massa asfáltica) de vias, com quase seis páginas que trazem fotos dos locais antes e após receberem os trabalhos de pavimentação de drenagem de águas pluviais, casos das Ruas Alto da Boa Vista e Cardeal, por exemplo – tudo com direito a elogios de munícipes locais às obras. O contrato em andamento prevê a realização desses dois serviços em 36 vias do bairro.

 

Outra matéria de destaque é a da canalização parcial do córrego da Rua Ilha Bela, já concluída. Com a instalação de 192 metros lineares de aduelas (canais de escoamento de águas da chuva) a vazão do ribeiro foi duplicada, o que reduziu consideravelmente o risco de transbordo. Ao todo, foram investidos R$ 1.929.945,60.

 

As escadas hidráulicas, necessárias para escoar águas de chuva, por exemplo, a locais seguros e evitar desmoronamentos, são abordadas em duas páginas, de forma esclarecedora, com imagens das construções. Uma delas, já concluída, entre as Ruas Terra Roxa e Franca, chama a atenção, no alto da página 13.

 

A construção do Centro Comunitário da Vila Real, que em breve sediará oficinas ambientais e outros atendimentos sociais à população, é o assunto de outra matéria.

 

Duas páginas deixaram clara a satisfação de vários moradores com a transformação que o bairro vive. “Isso está sendo uma maravilha, algo muito bom para nós, moradores. Esperávamos isso há muitos anos e agora está se concretizando”, disse Severina Maria da Silva Lima, moradora da Rua Pongaí há 37 anos, local que recebeu pavimento, drenagem, guias e sarjetas.

 

 

A publicação também abordou a importância dos muros de arrimo, para a estabilidade de encostas, quando estão encharcadas. Além de um texto explicativo, imagens das obras em andamento ou a começar foram destacadas.

 

Outra obra prevista, o novo trevo da Rua Ilha Bela, no encontro com a Avenida Marginal do Rio Jundiaí, para melhorar a entrada e a saída da Vila Real, é relatada em uma matéria específica. Um infográfico ajuda a explicar como ficará o local, após a obra.

 

O investimento previsto para o total da etapa da reurbanização abordada pelo jornal será de R$  9.164.234,87, verba resultante de um contrato do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), celebrado pelo Governo Federal com a Prefeitura. O contrato com a empresa licitada para a execução dos trabalhos foi assinado em 25 de janeiro deste ano.

 

Outras notícias boas

 

 

As duas últimas páginas apresentam ações da Prefeitura, na cidade, de maneira geral, exemplos das intervenções de contenção de enchentes no Córrego Bertioga e de construção do Viaduto da Ponte Seca, ligação histórica em fase avançada de execução.

 

 

O título de excelente pagadora, dado à Prefeitura de Várzea Paulista, pelo Tesouro Nacional, recentemente; e o novo sistema de transporte público entre bairros, com novidades bastante positivas, são temas de outras duas das matérias finais.

 

Acesse o conteúdo

 

 

Para acessar a íntegra do jornal Nova Vila Real, clique em: https://issuu.com/prefeituramunicipaldevarzeapaulista/docs/jornal_nova_vila_real.

 

A imagem pode ser expandida com o posicionamento do mouse sobre ela. Depois disso, basta pressionar a tecla Control e, ao mesmo tempo, usar o scroll do dispositivo (peça entre os dois botões, usada para rolar), de baixo para cima.