Projeto de professora varzina é segundo lugar em prêmio do MEC

Destaques

“Entrelaços” foi vice-campeão na categoria EJA e colocou a cidade em posição de destaque em todo o Estado.

 

A professora da classe de Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Municipal Erich Becker, Roseli Lima, ficou com a segunda colocação na categoria Ensino Fundamental – Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º anos do Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação e Cultura.

 

O objetivo do prêmio, que está em sua décima edição, é reconhecer e divulgar o trabalho de professores que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.

 

 

Projeto entrelaça vida escolar com cotidiano dos alunos

 

O projeto da professora Roseli é chamado “Entrelaços: da realidade aos sonhos e dos sonhos à realidade” e foi desenvolvido junto a um grupo multisseriado da EJA – Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Várzea Paulista. O projeto foi desenvolvido sob a perspectiva do diálogo e da interação da vivência escolar com a social dos alunos, evidenciando os sonhos e trazendo-os para a realidade, deixando claro que esses sonhos podem se realizar. A Educação de Jovens e Adultos vai muito além da simples alfabetização. Quando uma pessoa consegue entender as letras que o cercaram a vida toda, uma verdadeira avalanche de sentimentos toma conta dela. Autoestima elevada, independência e a possibilidade de vislumbrar o novo mundo que se abre para ela pela janela da leitura.

 

Respeitando a identidade e os saberes dos alunos, a educadora desenvolveu o conteúdo entrelaçando a teoria e a prática conforme a vida deles, levando o aprendizado para muito além da sala de aula, proporcionando não só a leitura crítica das palavras, mas também a leitura da própria história deles e da sociedade em que vivem.

 

“O sentimento de alegria em instrumentalizar os jovens, adultos e idosos na aquisição de novos conhecimentos e de indicar algumas sugestões que contribuíram para que estes melhorassem a qualidade de sua própria vida, aquece meu coração pedagógico, não coube em mim, transbordou.” Declarou a professora Roseli, emocionada.