Cemitério Nossa Senhora da Piedade está de cara nova

Destaques

Local recebeu pinturas externa e interna, nova rede de água, limpeza e outras benfeitorias para o Dia de Finados

 

O Cemitério Municipal Nossa Senhora da Piedade foi revitalizado neste mês, com melhorias realizadas pela Prefeitura de Várzea Paulista. Agentes da Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana concluíram recentemente ações como pinturas interna e externa do salão do velório, limpeza geral (roçagem e capinação), instalação de nova rede de água e revitalização da capela. “Realizamos isso com o objetivo de melhorar o aspecto visual do Cemitério, para o Dia de Finados (2 de novembro)”, explica o responsável pelo espaço, Saulo de Melo Prado, diretor de Infraestrutura e Manutenção de Cidades.

 

No salão do velório, além das salas, sanitários, cozinha e escritório, todo o ambiente externo foi pintado. Um ventilador interno foi instalado, além de três lâmpadas na parte exterior.

 

 

 

As bases das lápides (placas de identificação) e todos os blocos de gavetas também receberam a pintura. Os muros foram todos pintados, por dentro e fora.

 

Em todo o ambiente interno, houve roçagem e capinação, para deixar o local mais limpo. A capela e a imagem do Cristo Redentor também foram revitalizadas.

 

 

Segundo o diretor, a instalação da rede de água foi importante, por desfazer o vazamento existente anteriormente.

 

Todas as ações foram feitas sem custos para a Prefeitura, com materiais doados. A mão de obra utilizada foi a já existente, na pasta de Infraestrutura Urbana.

 

 

 

Programação do Dia de Finados

 

No dia 2 de novembro, três missas serão realizadas no Cemitério:

 

 

– 8h00: padre Rodrigo de Oliveira, da Paróquia Santo Antônio de Pádua (Ivoturucaia – Jundiaí);

 

– 10h00: padre Anderson Ricardo da Silva, da Santa Terezinha (Comunidade da Paróquia Cristo Redentor);

 

– 15h00: padre Alexandre Rogério Theodoro, da Paróquia São Francisco de Assis (Jardim Paulista – Várzea Paulista).

 

A expectativa é de que 1.500 a 2 mil pessoas compareçam ao Cemitério, na data. O endereço é Avenida Walter Gossner, 5600 – Jardim América IV – Várzea Paulista.

 

 

 

Cuidados

 

O gestor também orienta os visitantes a trazerem areia para colocar em possíveis vasos de flores, no pratinho. Assim, evita-se o acúmulo de água parada, que pode atrair o mosquito causador da dengue.

 

Flores artificiais são preferíveis, por terem maior durabilidade, e outros cuidados são importantes. “Não deve ser fixado nenhum tipo de planta, vaso, ou ornamento no solo, pois isso dificulta a manutenção e pode ocasionar infiltrações e até mesmo entrada de sujeira nos jazigos”, conclui.

 

 

Atendimento ao público

 

Todas as informações ou procedimentos referentes a documentações, sepultamentos e outros trâmites administrativos realizados pelo Cemitério Nossa Senhora da Piedade são oferecidos na Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana, dentro do Paço Municipal. O setor atende o público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

 

O endereço é Avenida Fernão Dias Paes Leme, 284 – Centro – Várzea Paulista.