Biblioteca Municipal foi reaberta com contação de histórias e sarau

Destaques

A partir de segunda-feira (30), serviço volta a prestar atendimento ao público, das 8 às 17 horas.

Na última sexta-feira (27), aconteceu a reabertura da Biblioteca Municipal “Profª Zulmar Zuleika Turcatto Maraccini”. O retorno das atividades foi comemorado com uma contação de histórias para alunos da rede municipal e da Apae.

O ator José Moreira e o músico Vinicius Rocha animaram a garotada com a história da Dona Onça eoutros contos infantis. À noite, um Sarau Literário teve a presença da Orquestra de Câmara da Escola Municipal de Música e de diversos leitores.

O prefeito Juvenal Rossi participou da reabertura da biblioteca. Ele parabenizou todos os envolvidos na ação e ressaltou a importância da leitura. “Não podemos esquecer a beleza que é ler um livro, toda a magia envolvida na leitura”, falou. “O vínculo que se cria quando os pais leem para os seus filhos é algo que fica para sempre na memória da criança”, afirma o prefeito. Para celebrar o encontro, o prefeito leu o poema Amém, da poetisa Cecília de Meireles.

A bibliotecária responsável pelo acervo varzino, Marli Zoratto falou sobre as mudanças que a tecnologia e a internet trouxeram para o hábito de pesquisar em livros. “Antes da pesquisa pela internet, a única opção era ir a uma biblioteca, pesquisar nas enciclopédias. Hoje, as pessoas que procuram a biblioteca tem outro perfil, outros interesses”, comenta. “Mesmo assim, acredito que o livro impresso sempre terá seu público e continuará a ser lido por muitas pessoas”, destaca Marli.

Espaço otimizado

A biblioteca teve seu espaço físico otimizado, com a realização de uma seleção do acervo, retirando os livros que tinham mais de uma cópia ou estavam antiquados. “Esse material será utilizado no projeto Livro Livre”, informa a bibliotecária.  O espaço também recebeu nova pintura interna e o espaço infantil foi ampliado.

Livro Livre

O projeto ‘Livro Livre’ foi lançado na última quinta-feira (26), no CRAS Norte e sexta-feira (27), na Biblioteca Municipal. A proposta é que todos tenham acesso a livros. “Qualquer pessoa pode retirar o material para leitura, sem tempo determinado de devolução”, explica Marli. Além disso, quem gostar muito do livro poderá ficar com ele. “Nestes casos, a pessoa deve trazer outro livro em bom estado”.  Na cidade serão cerca de 3 mil livros livres, voando de mão em mão.

Acesso aos serviços

O horário de atendimento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. As pessoas que já possuem a carteirinha de sócio poderão utilizá-la como de costume e os novos usuários, deverão levar um documento de identificação e comprovante de residência para o cadastro, sendo que a foto foi abolida para facilitar o acesso.

A entrada da Biblioteca Municipal será realizada pela Avenida Projetada, nº 151, Centro, no prédio do Espaço Cidadania.

Ações futuras

De acordo com o gestor de Cultura Jota Moreira, em breve, o espaço da Biblioteca também receberá uma galeria para exposição de artes, um memorial, que vai conter a história de Várzea Paulista e um espaço lúdico infantil, voltado para a contação de histórias, teatro de fantoche e saraus.