O objetivo do projeto é ensinar as futuras gerações a ter consciência na hora de usar a água
O uso consciente da água foi o tema da palestra que os alunos da CEMEB (Centro Municipal de Educação Básica) Prefeito João Aprillanti receberam na última quinta-feira (19). Essa ação é resultado da parceria entra a Unidade Gestora de Educação e a Sabesp, e vai percorrer todas as escolas municipais da cidade.
De acordo com os organizadores levar esse conteúdo até as escolas e ensinar as crianças é a melhor forma de conscientização. Os alunos que participaram da palestra vão continuar a trabalhar esse assunto em sala de aula, com trabalhos e atividades pedagógicas.
Na escola
Durante a conversa com as crianças, Alexandre Ângela, gerente administrativo da Sabesp destacou a importância da palavra economia, “Nós temos de saber que como só temos o Rio Jundiaí abastecendo a nossa região, o uso responsável é fundamental para garantir o abastecimento a todos”.
As crianças foram introduzidas a vários temas importantes, como o uso indevido da água, o descarte de lixo em locais inapropriados, como funciona a captação da água e o descarte e tratamento do esgoto. Para Alexandre passar esse conhecimento para os alunos é uma boa forma de atingir a população, “As crianças absorvem todas as informações que são passadas e replicam em suas casas. Elas ensinam o que aprenderam aos seus pais, irmãos e amigos”. O gerente também falou da importância deste trabalho, “A mente das crianças é um terreno fértil que se bem plantado da muitos frutos”.
Quem participou já quer por em prática o que aprendeu, como as alunas Isabella Barreto (9) e Amanda Flausino (9). “Eu gostei muito da atividade, agora eu sei que temos que cuidar da nossa água e não desperdiçar” falou Isabella. Amanda também contou o que aprendeu, “Eu vou contar para toda a minha família, e quero ajudar a não faltar água pra ninguém”.
Para a professora Salete Caetano, a palestra veio para salientar ainda mais o trabalho que já estava sendo feito, “Nós já estávamos falando sobre isso em sala de aula e agora temos ainda mais conteúdo para explorar”. Ela também falou sobre a característica lúdica da ação, “Mostrar fotos e slides ilustrados é uma ótima forma de cativar os alunos, o palestrante também era muito divertido e incentivava a participação de todos”.
Alguns números impressionantes
Poucas pessoas tem ideia de quantos litros d’água consome por dia. A média de gasto do brasileiro é de 187 litros por dia, 137 litros a mais da média ideal, que é de 50 litros por dia. Por isso, aqui vão alguns números sobre em quais lugares mais gastamos essa água:
É no banheiro que mais gastamos água. Num banho de 15 minutos com o chuveiro aberto o tempo todo, o gasto chega a 135 litros. São 9 litros por minuto. Fechar o registro pode reduzir para 45 esse numero.
Escovar os dentes pode em cinco minutos consome 12 litros, o gasto é de 2,4 litros por minuto. Fechar a torneira reduz para quatro esse numero.
A descarga usa 14 litros em seis segundos. Uma dica é trocar as descargas por outras mais modernas que gastam apenas seis litros por vez. Esse é um gasto que traz inúmeros benefícios no futuro, fora a economia na conta de água.
Na cozinha, lavar louça por 15 minutos gasta 117 litros de água. Uma maneira simples de diminuir esse gasto é ensaboar toda a louça e só então enxagua-la. Para lavar um copo você utiliza duas vezes o volume de água que ele comporta.
Dicas úteis
Usar a água de forma consciente é simples e não dá nenhum trabalho. Mudar pequenos atos já faz toda a diferença. Todos nós sabemos o que temos que fazer, basta relembrarmos. Economizar garante não só uma contar menor, mas um futuro melhor.