Várzea Paulista conquista 22 medalhas na etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2017

Esporte e Lazer - Destaques

Competição aconteceu em Lauro de Freitas, Bahia e reuniu mais de 2 mil atletas de todo o país

 

De 11 a 15 de outubro, Várzea Paulista foi representada por 23 atletas na etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2017, que aconteceu na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia. Os atletas varzinos do grupo ‘Karatê Várzea Paulista’ conquistaram 13 medalhas, sendo 4 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. O município também foi representado pelos atletas do ‘Projeto Futuro’, que conquistaram 4 ouros, 2 pratas e 3 bronzes. 

 

De acordo com a comandante da equipe ‘Karatê Várzea Paulista’, a professora Cristina Figueiredo, o grupo já participa de competições oficiais há 7 anos, e em sua avaliação, essa disputa foi uma das mais difíceis. Ela informa que essa é a primeira competição oficial depois que o karatê foi incluído como esporte oficial da Olímpiada de 2020, que acontecerá em Tóquio. “Os atletas estavam muito empenhados e focados em conquistar medalhas. Com isso, o nível de dificuldade aumentou”, disse. “Mesmo assim, tivemos um ótimo resultado. Sendo a única cidade de nossa região a conquistar 4 medalhas de ouro”, afirma. 

 

As medalhas douradas foram conquistadas pela equipe sub 12 de Kata, composta pelos atletas Gustavo Pereira, Felipe de Carvalho e Lucas Eduardo. A atleta Laís Queiroz também conquistou o primeiro lugar no feminino 6-7 anos. “Nessa modalidade tivemos uma dobradinha, com a Mariana Novaes, que conquistou a prata”, conta a Cristina. 

 

Dez atletas do Projeto Futuro representaram a cidade na competição, sendo que a ovem Barbara Bueno, de 13 ano, conquistou o ouro na modalidade Kata e os atletas Guilherme Paulo, Caique Eduardo e Giovane Frare levaram o outro na disputa Kumite Shiai.

 

O sensei da equipe, Antônio Silva, também classificou a disputa com alto grau de dificuldade, mas ressaltou que experiências como essa, só fortalecem e acrescentam vivencia a vida dos atletas. “Nossos atletas foram muito bem e nosso resultado foi muito positivo. Essa será uma competição que eles não vão esquecer”, afirma. Os jovens do Projeto Futuro já participam de uma nova disputa neste domingo (22), em Jundiaí. 

 

Superação

 

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo grupo ‘Karatê Várzea Paulista’, tanto professores, quanto alunos deram o seu melhor e conquistaram seus objetivos. “Estou muito orgulhosa dos meus alunos, que se esforçaram muito para chegar onde estão e conseguir um aproveitamento de 100%”, elogia a professora. O grupo de atletas agradecem os apoiadores WF Papelaria e a Igreja Católica da Vila Esperança, além do gestor de esportes Tiago Silso e o prefeito Juvenal Rossi.