Placa instrui sobre tempo de atendimento na UPA

O objetivo é comunicar claramente que o tempo de espera é proporcional à gravidade do caso identificado por cores

 

Na última segunda-feira (16), a Unidade de Pronto Atendimento de Várzea Paulista instalou uma placa em sua sala de espera que explica de forma didática o sistema de atendimento aos pacientes baseado no protocolo de Manchester e do próprio SUS. Essa placa serve para que os pacientes e seus acompanhantes tenham conhecimento do tempo de atendimento, reiterando que de acordo com a cor da ficha o tempo de espera de atendimento altera.

 

 

 

O que a placa explica?

 

A placa mostra o sistema de classificação de risco. Esse sistema é mundialmente considerado um padrão de qualidade, pois garante um cuidado mais individualizado, descongestiona as filas e possibilita que a família do paciente tenha uma noção mais precisa sobre o tempo de espera, pois, leva em consideração a gravidade do paciente para determinar a prioridade de atendimento, quanto maior o risco, mais rápido ele é atendido. Por isso, é tão importante a comunicação visual dessas informações.

 

A classificação, que já é realizada na UPA há mais de um ano, é feita por um profissional treinado que ouvi e anota as queixas, faz medições, como pressão arterial, batimento cardíaco, entre outros e emite uma avaliação rápida através de parâmetros previamente definidos pelo Ministério da Saúde. A ficha do paciente recebe, ao término dessa avaliação, uma etiqueta que indica visualmente a sua ordem de atendimento pela cor que a identifica.

 

Os casos de emergência são identificados com uma etiqueta vermelha, são usados em pacientes que correm risco de morrer e devem ser atendidos imediatamente. Já a etiqueta laranja significa que o quadro do paciente pode evoluir para o risco de morte, portanto, deve ser atendido entre 10 e 15 minutos após sua chegada, é chamado de muito urgente. Já o quadro urgente, identificado pela cor amarela, é aquele em que o paciente está em quadro de gravidade moderada, que precisa de atendimento médico, mas não possui risco de morte imediato, podendo ser atendido em até uma hora. A etiqueta verde significa que há pouca urgência no atendimento ao paciente, pois ele não precisaria estar ali, seu caso poderia ser resolvido nas Unidades Básicas de Saúde e, portanto, ficará sempre por último no atendimento. Por fim, a etiqueta azul simboliza que o paciente não apresenta quadro de urência médica e deverá se encaminhar a UBS mais próxima da sua casa.

 

 

Etiqueta azul é na UBS e não na UPA

 

O atendimento na UPA, por essência, é totalmente destinado às situações de urgência e emergência, onde os pacientes corram risco de vida e não para casos não graves ou por doenças crônicas. “Muitas vezes as pessoas procuram o pronto atendimento sem necessidade, causando aumento das filas e demora no atendimento, além de prejudicar outras pessoas que realmente necessitam do serviço de urgência e emergência.” Disse a Diretora da UPA, Rosemeire Pereira. “É fundamental que a população entenda que se sua ficha receber a etiqueta azul significa que seu caso não é para ser atendido na UPA e deve procurar a UBS mais próxima de casa. Isso pode representar a melhoria na atenção aos pacientes que realmente necessitam do atendimento emergencial” Completou Rosemeire.