SAU presta atendimento a toda a população 24 horas por dia, 7 dias por semana sem exceção
As equipes do SAU (Serviço de Atendimento de Urgência) respondem média de 21 ocorrências por dia, são mais de 650 casos por mês. O serviço é destinado a casos de urgência e de emergência, mas nem todos esses casos podem ser classificados nessas duas categorias. É importante saber que sempre que uma equipe é deslocada para atender uma ocorrência, outra ocorrência pode ter que esperar numa fila para ser atendida. Por isso é fundamental que só casos de gravidade devem ser informados.
Várzea Paulista conta com duas equipes compostas por: condutor e socorrista, técnico de enfermagem cada e duas ambulâncias que possuem desfibrilador, oxigênio e todo material para oxigênio terapia, aspirador de vias aéreas, kit parto, colar prancha, imobilizador de cabeça, maca retrátil, kit para imobilização ortopédica, kit de vias aéreas e equipamentos básicos como medidor de pressão arterial termômetro e glicosimetro.
O que é uma emergência ou urgência?
Emergência é uma circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.
Urgência é uma ocorrência de caráter urgente necessita de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possui um caráter menos imediatista.
Casos de emergência e urgência são sempre casos onde a demora no atendimento pode levar a morte. Nesses casos o paciente têm que ser atendido imediatamente e cada segundo é contabilizado. Quedas, acidentes de trânsito ou domésticos, crises de convulsões são exemplos de ocorrências de emergência e urgência.
Quando devo acionar o SAU
O SAU só deve ser acionado em casos em que o paciente deve ser atendido imediatamente, e leva-lo até o hospital mais próximo pode ser prejudicial para sua saúde. Assim a equipe realiza os primeiros socorros ainda no local e já encaminha o paciente até o hospital mais próximo. Em Várzea Paulista, todas as ocorrências que são atendidas pelo SAU são levadas para a UPA (Unidade de Pronto atendimento) e lá é dada continuidade no atendimento. A cada dez atendimentos apenas dois são realmente emergências ou urgências.
Como devo acionar o SAU
Quando a necessidade do SAU é detectada, deve-se entrar em contato com a central imediatamente, através do telefone 192. A ligação é gratuita. É muito importante manter a calma ao telefone e passar o máximo de informações possíveis ao atendente, desse modo ele já pode deixar a equipe de primeiros socorros ciente da situação e assim tornar o atendimento ainda mais eficiente e eficaz. Essa triagem telefônica é obrigatória e faz toda a diferença no atendimento.
Na hora do primeiro atendimento, ainda no local a equipe verifica se o paciente se enquadra nos casos de emergência ou urgência. E se não for o caso, ele será encaminhado para a UPA do mesmo modo, e então na unidade passará pela triagem receberá o atendimento de acordo com a necessidade de seu caso.
Antes e durante o atendimento
Nunca de deve tentar mover o paciente em caso de quedas ou acidentes de trânsito por exemplo. O certo e aguardar a equipe para que os profissionais realizem os procedimentos de forma segura e eficaz. O mesmo vale para casos de pedestres que venham a passar mal, por exemplo. Quando o SAU é acionado é importante saber que os agentes só podem transportar o paciente se ele estiver acompanhado de um responsável maior de idade.
Com crianças
Ensinar as crianças a entrar em contato com os números de emergência é muito importante, pois nunca se sabe quando pode haver uma emergência. Os pais e responsáveis devem ensiná-las ao menos o endereço de suas casas, para que se necessário elas posam falar com os atendentes.
SAU no trânsito
Para motoristas e motociclistas, sempre que se deparar com uma ambulância com o giroflex de luz e som (sirene) ligado na rua deem a passagem saindo pela direita e deixando a esquerda livre. Se a sirene estiver ligada sempre considere que existe alguém ali dentro que precisa realmente chegar ao hospital o mais rápido possível. Não se deve frear bruscamente ao ver a sirene, para não causar um acidente.
Uso indevido do serviço
Não se deve entrar em contato com o SAU se não houver de fato uma emergência ou urgência. Todas as ligações são 100% atendidas pelas equipes, e por isso é importante saber quando elas são realmente necessárias. Casos de trotes e brincadeiras também dificultam o trabalho dos agentes. O coordenador da equipe Sandro Talaveira falou sobre a vez que uma pessoa telefonou na central para solicitar um “despertador”, pedindo que nosso atendente ligasse para o seu telefone para acordá-lo no dia seguinte, “Acontece muito de pessoas ligarem aqui para pedir coisas absurdas, como pizza, informar a hora, pedir carona, usar ambulância como veículo de passeio. Isso toma um tempo precioso da equipe, que poderia estar ajudando uma pessoa em risco” completou Talaveira.
Trotes e comunicados de falsas ocorrências são muito comuns infelizmente. A cada dez ligações pelo menos duas são de casos como esses. É sempre muito prejudicial para os atendentes perderem tempo com essas “brincadeiras” já que para um atendimento real agilidade é parte fundamental do trabalho.
O SAU (Serviço de Atendimento de Urgência) atende 24 horas por dia 7 dias por semana sem exceções. Os telefones são o tradicional 192 e o fixo (11)4606-0683. É importante lembrar que em muitos casos o atendimento do SAU faz toda a diferença na vida de alguém, por isso é fundamental usar este serviço com muita responsabilidade e consciência. Pense sempre se seu caso se configura numa real emergência ou urgência antes de acionar uma equipe.