No Mês da Pessoa Idosa, Prefeitura promove Dia da Beleza

Desenvolvimento Social - Destaques

Pessoas da terceira idade puderam aumentar a autoestima, com cortes de cabelo e pinturas de unhas

Nesta segunda-feira (9), a Prefeitura de Várzea Paulista realizou o Dia da Beleza da Pessoa Idosa, na Economia Solidária da cidade, como parte do Mês da Pessoa Idosa. Organizada pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, a atividade atendeu cerca de 50 pessoas – várias delas usuárias dos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) -, com corte de cabelo e pinturas de unhas (pés ou mãos), tudo gratuito, ao longo do dia. “Queremos aumentar a autoestima deles e fazer com que se sintam valorizados, inclusive por sua idade”, destaca a gestora da pasta, Simone Bifani.

Para a realização da atividade, a Prefeitura contou com o apoio de cabeleireiros e manicures/pedicures voluntários. O Mês da Pessoa Idosa é feito na cidade em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa – 1º de outubro.

Entre as mulheres que se interessaram, estavam as irmãs Maria Cristina de Melo, 67 anos (à esquerda, na foto acima), moradora de Várzea Paulista e atendida pelo CRAS Oeste; e Maria Alzira de Aguiar, 72 anos (à direita), vinda de Umuarama, no Paraná. A mais velha está a passeio, por alguns dias, na casa da irmã, e se interessou pela iniciativa. “Se a gente se descuidar em nossa idade, fica feia. Fiz pés e mãos e as unhas ficaram bonitas. Se eu morasse aqui na cidade, participaria sempre desse tipo de ação”, elogiou, antes de exibir, bastante alegre, o resultado do trabalho a nosso repórter fotográfico.

Maria Cristina, que estava prestes a ter todas as unhas pintadas e não aparenta ter sua idade, também aprovou o Dia da Beleza. “Gostei da ideia. É legal para a nossa autoestima. Não podemos nos descuidar”, opinou.

Programação do Mês do Idoso

Nesta terça-feira (10), às 14h30, as pessoas idosas da cidade vão contar com um café da tarde, no auditório do FUSS (Fundo Social de Solidariedade) de Várzea Paulista. Outros munícipes da terceira idade podem participar, gratuitamente.

O órgão fica na Rua Pedro Poloni, 36 – Centro (ao lado do Paço Municipal).

Cabelo novo

O trabalho voluntário de corte de cabelo também é feito no salão localizado na Economia Solidária, para homens de todas as idades. O serviço, intermediado pela Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, é oferecido gratuitamente todas as segundas-feiras, das 9 às 13 horas. Para ser contemplado, basta ser atendido por um dos CRAS da cidade e portar a ficha que é disponibilizada em um dos equipamentos, devidamente preenchida. Outros homens podem se dirigir ao salão e receber o serviço gratuito, de acordo com a disponibilidade do dia.

O endereço é Rua Pedro Poloni, 129 – Centro (próximo ao Paço Municipal). O corte gratuito não é oferecido aos feriados.