Ir e vir nos bairros Jardins Paulista e Américas I, II e III ficará melhor

Infraestrutura - Destaques

R$ 440.337,43 serão investidos em ações que incluem mais de 4 mil m² de calçadas, 358 metros de guias, entre vários outros trabalhos de drenagem e paisagismo

O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, assinou na manhã desta terça-feira (3), em seu gabinete, o contrato e a ordem de serviço para o início de várias obras de infraestrutura em 14 pontos, divididos entre o Jardim Paulista e os Jardins Américas I, II e III. O gestor e representantes da empresa Hese Empreendimentos oficializaram o vínculo, para o investimento de R$ 440.337.43, fruto de um financiamento com o Governo Federal. Com o trâmite, os trabalhos, que incluem diversos calçamentos, pavimentação e drenagem, devem ter início no próximo dia 18 de outubro.

“Esses serviços vão melhorar muito o dia a dia das pessoas. São obras de infraestrutura que estão dentro de nosso cronograma de reconstrução da cidade, com serviços pontuais e muito necessários”, destacou Rossi.

Calçamentos

Serão executados 4.024,14 m² de calçadas. No Jardim América II, vão ser contempladas as Ruas Catanduva (497 m²), Itapevi (477 m²), São Francisco de Assis (470 m²), Tabajara (61 m²) e o cruzamento entre a Catanduva e a Tapuia (355 m²); no Jardim América I, a Avenida Paraibuna (418 m²), o cruzamento entre as Ruas Votuporanga e Araxá (370 m²) e a Avenida Barretos (foto abaixo), no acesso à Escola Estadual Ana Maria Pagiossi (162 m²), receberão a ação; o Jardim Paulista será contemplado nas Ruas Valdemar Galdino da Silva (290 m²), São José do Rio Pardo (43,14 m²), Itararé (338 m²) e Naviraí (335 m²); no Jardim América III, a Rua Botucatu terá 208 m² de calçamento.

358 metros lineares de guias e sarjetas serão construídos em quatro Ruas: São Francisco de Assis (290 m), São José do Rio Pardo (28 m), Valdemar Galdino da Silva (20 m) e Sabará, do Jardim América I (20 m).

Pavimentos novos

A Rua São Francisco de Assis deixará de ser de terra e receberá 1.001 m² de piso feito com bloquetes intertravados. Para melhorar as condições de tráfego na Rua Catanduva, a frente de trabalho recapeará uma área de 1.042,01 m².

Drenagem

Vários trabalhos importantes para o escoamento de águas das chuvas serão realizados em cinco pontos: Ruas São Francisco de Assis, Valdemar Galdino Silva, Sabará, São José do Rio Pardo e o cruzamento entre as Ruas Votuporanga e Araxá. As três primeiras receberão, ao todo, 12 novas bocas de lobo e, no cruzamento, será construído um sarjetão, canal de ligação entre as vias, para escoar a água corretamente.

Na Rua São José do Rio Pardo, em razão da complexidade dos reparos previstos, haverá o lançamento de 532 m² de novo asfalto, para refazer o pavimento que terá de ser retirado.

Áreas verdes

Haverá plantio de grama em três pontos: Avenida Paraibuna (937,79 m²), cruzamento entre as Ruas Tapuia e Catanduva (310 m²); e na Rua Botucatu (137,74 m²).

Viés inclusivo

Dez pontos da cidade ganharão rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência. O total de 28 subidas será dividido entre as Ruas São Francisco de Assis (duas), São José do Rio Pardo (duas), Catanduva (duas), Valdemar Galdino da Silva (quatro), Botucatu (duas), Itararé (quatro) e Itapevi (duas); a Avenida Paraibuna (seis); e dois cruzamentos, entre as Ruas Votuporanga e Araxá (duas rampas) e entre a Tapuia e a Catanduva (duas).

Mãos à obra

O grande pacote de intervenções tem o tempo total de execução estimado em 5 meses.