PhotoTruck estaciona em Várzea Paulista

Educação - Destaques

Iniciativa está sendo realizadas em duas escolas municipais, para sensibilizar as crianças e estimular o olhar fotográfico

Várzea Paulista recebe, pela primeira vez, o projeto PhotoTruck, da ONG ImageMagica, em parceria com a CCR AutoBan. Em um pequeno caminhão, oficinas sobre história da fotografia e técnicas básicas fotográficas são oferecidas a cerca de 300 alunos da Rede Municipal de Ensino nestas quarta (4) e quinta-feira (5), das escolas Prof.ª Palmyra D’Almeida Rinaldi (Parque Guarani) e Carlos de Almeida (Jardim Promeca), dos quintos anos (10 a 11 anos de idade), nas unidades onde estudam. “Trabalhamos a foto como meio de humanização e estimulamos a sensibilização das crianças, para pensarem sobre como podem melhorar o ambiente, por meio das fotos”, afirma o educador da ONG, Felipe dos Santos Amaral.

As crianças seguem um breve roteiro, que dura cerca de 50 minutos. Na atividade, os educadores dão uma pequena aula sobre a história da fotografia e noções técnicas. Em seguida, os pequenos recebem máquinas fotográficas para colocarem os conhecimentos em prática, fazendo fotos na escola. Cada imagem recebe título e legenda do estudante que a produziu.

No momento seguinte, a turma tira uma foto toda junta e conhece a câmara escura, espaço usado para simular o funcionamento dos dispositivos criados como base à invenção da fotografia, no início do século XIX. O aparelho, em forma de cubo, permite usar a luz natural para criar uma imagem invertida na parede oposta à do furo pelo qual entra a luz.

Ao final da oficina, são selecionadas algumas fotos para serem expostas no fim da tarde de cada um dos dias de oficinas, na unidade de ensino onde foram realizadas. As crianças também recebem um “Passaporte para a Fotografia”, que traz algumas informações sobre o trabalho da ONG e um texto simples e curto, com marcos históricos da fotografia. Cada aluno ganha um retrato para fixar na parte de trás da capa do encarte, que funciona como um “Certificado para o Mundo da Fotografia”. Os estudantes ficam livres para conhecer diferentes lentes, que ficam em exposição, até mesmo para saber como alteram as imagens.

O instrutor mostrou-se satisfeito com o resultado da primeira turma, no colégio do Parque Guarani, na manhã de quarta-feira (4). “Os alunos absorveram bem o conteúdo e houve fotos muito boas”, elogiou Amaral.

Uma das participantes mais contentes foi a sorridente Isabelli Levada, 10 anos, da escola Prof.ª Palmyra D’Almeida Rinaldi. “Aprendi que, para fazer uma boa foto, devo usar as linhas imaginárias (regra dos terços). Assim, consigo posicionar melhor o que pretendo destacar na imagem”, afirmou. “Eu não tinha a menor noção disso e pretendo usar o que vi hoje para conseguir melhorar minhas fotos para as redes sociais, até mesmo as selfies”, completou, visivelmente satisfeita.

Professores também têm momento de aprendizado

35 docentes da disciplina de artes conheceram de perto o PhotoTruck, no colégio de Isabelli, durante esta quarta-feira (4), em dois períodos. Os professores puderam vivenciar a atividade feita com as crianças e receberam sugestões sobre o trabalho com fotografias na sala de aula.

Gestora vê importância na iniciativa

A diretora da escola do Parque Guarani, Renata Tobias, aprovou a ação. “Esta oficina é muito importante, pois permite aos alunos entender que a fotografia também é uma profissão. Toda foto pode ter uma intencionalidade e não precisa ser como aquelas caseiras, que muitas vezes tiramos sem muita preocupação em demonstrar algo específico e pensado previamente”, elogiou.

“Muitos deles, com essa exposição inicial, podem se interessar em trabalhar com isso ou se aprofundar no tema. A atividade lhes possibilita entender que podem conseguir demonstrar algum ponto de vista que possuem, nas imagens produzidas. Foi bacana poder mostrar a elas esse lado mais profissional da fotografia”, finalizou.

Escola do Olhar

Por meio do projeto, a ImageMagica percorre vários pontos do Brasil, com suas câmeras. Por meio das atividades realizadas, jovens e adultos fazem uma reflexão e produzem fotos sobre temas relevantes, que também recebem legenda e título, para ampliar o poder comunicativo das imagens.

O PhotoTruck, existente há dois anos, é uma das iniciativas realizadas pela ONG com esse intuito. Segundo Santos, somente nos três últimos meses, cerca de 5 mil crianças foram contempladas, dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Este ano, até mesmo alunos da Bahia participaram da atividade.

Fotos e histórias dos participantes das várias ações do projeto Escola do Olhar podem ser vistas no link.

Sobre a ImageMagica

A ONG, fundada pelo fotógrafo André François em 1995, realiza diversos projetos e documentários fotográficos para a promoção de educação, saúde e cultura a jovens e adultos.

O site oficial da instituição tem todas as informações sobre suas ações.