Já deixou saudades – 3º Festival de Cultura e Arte de Várzea Paulista reúne mais de 200 artistas e ótimo público

Cultura e Turismo - Destaques

Música, teatro e dança; Artistas de Várzea Paulista e região fizeram bonito durante os três dias de evento, Unidade Executiva de Cultura estima-se que apresentações reuniram média de 250 espectadores/dia

O Espaço Cidadania esteve de portas abertas para a cultura regional, foram três dias de evento 28, 29 e 30 de setembro, o público compareceu e aprovou o Festival. “Este tipo de evento incentiva a população a apreciar a cultura. A música alegra a alma”, destacou Celso Alessandro, que foi acompanhado de toda a família.

A quinta-feira (28) foi dia das apresentações de música. A presença de vários artistas de Várzea Paulista e região – cerca de 130 – marcaram a abertura do 3º Festival de Cultura e Arte de Várzea Paulista. O repertório diversificado, que contou inclusive com sucessos do cinema tocados pela Orquestra de Metais de Campo Limpo Paulista, agitou os mais de 300 espectadores presentes no Espaço Cidadania. “Queremos quebrar os muros existentes entre os grupos artísticos de cidades diferentes aqui da região. A cultura não tem barreiras”, declarou o diretor cultural de Várzea Paulista, José Moreyra.

Um dos destaques da festa foi a apresentação da orquestra campolimpense, que tem todos os instrumentos de metais de uma sinfônica e é completa nesse sentido. A plateia fez questão de registrar vários momentos das músicas de trilhas sonoras de grandes filmes, interpretadas pelo grupo municipal de Campo Limpo Paulista, pela primeira vez em Várzea Paulista. Foi possível curtir os temas dos filmes protagonizados pelos heróis Capitão América, Homem de Ferro e Homem-Formiga. O público também assistiu, quase sem piscar, às músicas do clássico Jurassic Park, e ao tema do histórico vilão Darth Vader, de Star Wars.

O segundo dia (29) do espetáculo, foi direcionado ao teatro. O público presente pôde conferir as oito apresentações que alternaram esquetes de dramaturgia e de leituras e que demonstraram o grande talento de nossos artistas evidenciando a importância do festival para a cultura de Várzea Paulista.

“A cultura é essencial para a formação e a manutenção da identidade de um povo e fomenta-la é a melhor das ações.” Disse José Moreira, diretor de cultura da Prefeitura Municipal de Várzea Paulista. “O Festival, que está em sua terceira edição, é a concretização das necessárias ações culturais que discutimos com todos os agentes sociais ao longo do ano.” Completou Jota da Silva, Gestor Executivo de Cultura.

Os esquetes teatrais foram “Tango do Presídio”, apresentado pela companhia Arteenager, com direção de Bruno Fonseca; “Gwain e o cavaleiro verde”, realizado por alunos do CRAS Central e com direção de Cleber Cruz; o número musical, também dirigido por Bruno Fonseca e com produção musical de Ítalo Fontes, “Estou bem” e por fim, “Drácula”, direção de Cléber Cruz e que foi apresentado pela Companhia de Teatro Retalhos da Arte.

A dança encerrou o Festival,  no sábado (30). Nem a chuva desanimou o público, mais de 250 pessoas estiveram presentes para acompanhar as mais variadas coreografias, teve dança contemporânea, cigana, do ventre, chinesa entre outras. Foram 19 apresentações e 79 artistas envolvidos.  Municípios como Campo Limpo Paulista, Itatiba e Jundiaí também tiveram entre os grupos que se apresentaram.

Para o gestor de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Tiago Silso das Neves, que acompanhou as apresentações, o evento fica marcado como uma integração regional de cultura. “Várzea Paulista conseguiu reunir durante o evento diversos artistas da região, isso é muito positivo, é com essa união que se faz a cultura”.