Prefeitura oficializa contenção de gastos de mais de R$ 3 milhões

Governo e Administração - Destaques

Prefeito Juvenal Rossi decreta contingenciamento de dotações de vários setores, para conseguir atender bem a população sem prejudicar os cofres públicos

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou um corte de R$ 3.146.000,00 no orçamento deste ano. A medida foi oficializada com o Decreto nº 5.568, publicado na edição da Imprensa Oficial do Município da última segunda-feira (25). “Em meio à crise, é preciso apertar o cinto com responsabilidade, sem prejudicar o atendimento à população, principalmente a prestação de serviços essenciais. Esse é o nosso desafio”, explica o prefeito Juvenal Rossi.

Oito Unidades Gestoras tiveram a redução de seus orçamentos decretada: Educação (R$ 2,2 milhões); Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (R$ 540 mil); Planejamento e Inovação (R$ 130 mil); Casa Civil (R$ 114 mil); Assuntos Jurídicos (R$ 89 mil); Desenvolvimento Econômico (R$ 36 mil); Meio Ambiente (R$ 27 mil) e Ouvidoria (R$ 10 mil).

Segundo o gestor municipal de Planejamento e Inovação, David Alexandre, as alternativas necessárias para a contenção de gastos foram encontradas por meio de inovações nos serviços, que foram propostas ou aprovadas pelos gestores de cada pasta. “Bons exemplos são o novo sistema de transporte escolar gratuito, iniciado há algumas semanas; o fornecimento de merenda apenas às escolas municipais, a partir do começo deste ano, sem mais custearmos parte das refeições da Rede Estadual, já que estas são de responsabilidade do Estado e não do municipio; e a redução de gastos promovida pela reforma administrativa, por meio da nova Lei de Cargos e Salários, aprovada e aplicada também no primeiro semestre de 2017”, cita.

A íntegra do Decreto pode ser acessada na edição nº 232, entre as páginas 3 e 4. O acesso pode ser feito pelo link file:///D:/Downloads/2017_232.pdf