Uma aula “bem diferente”: alunos da Edite Schneider conhecem empresa plástica

Educação - Destaques

Os estudantes conheceram toda a rotina da empresa da chegada do material bruto até a fase final do produto

 

Nada de papel e caneta. A aula desta vez é diferente: a sala de aula não é nada convencional, nenhuma lousa, nada de carteiras; tudo foi substituído por grandes máquinas e uma movimentação longe da rotina acostumada das crianças. A escola foi à linha de produção da empresa plástica Astra.

 

 

45 alunos, entre 9 e 10 anos de idade do quarto ano da escola Edite Schneider, do Jardim Mirante, tiveram uma experiência “bacana e muito legal”, como os próprios estudantes descreveram ao conhecerem todas as etapas de produção da empresa Astra em Jundiaí. Acompanhados de monitores da empresa, os alunos conheceram cada processo, o que é material bruto, como eles são adicionados às máquinas injetoras até de fato se tornar um produto.

 

 

 

Se no trajeto de ônibus era festa, na aula “prática” o silêncio predominava. Olhares focados em cada novidade e muitas perguntas. Thais Gomes de Oliveira, vice-diretora do colégio, destaca a importância da atividade “É um passeio para que as crianças desenvolvam o empreendedorismo e tenham experiências novas que ficarão guardadas em suas memórias”.

Para o gestor de Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Trabalho de Várzea Paulista, Marco Bueno, essas visitam fazem a diferença na vida de cada aluno. “A ideia do empreendedorismo é bem mais fácil de implantar nas crianças, que ainda não têm tantas preocupações. O conhecimento é pra sempre e ninguém pode te tirar”.

 

 

Bueno ainda destacou que a visita faz parte do projeto Jovem Empreendedor desenvolvido nas escolas de Várzea Paulista. O projeto é uma colaboração entre a Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico e a Unidade Gestora de Educação. De acordo com Bueno “É importante que as crianças conheçam o funcionamento e tenham noção da grandeza das empresas de Várzea Paulista e região. Já foram realizadas três visitas à empresa Advance e agora foram iniciadas as visitas à Astra”. O gestor enfatiza que o objetivo é levar todos os quartos anos da cidade em uma empresa até o fim do ano.