Prefeitura faz melhorias no trânsito, nas proximidades do Chácara Mall

Destaques

Rua Paschoal Gianfrancesco ganha terceira faixa com preferência; semáforos para pedestres começam a funcionar em outubro; Avenida Bertioga passa a ter preferência no cruzamento com a Rua Atroaris

 

A Prefeitura de Várzea Paulista está fazendo algumas ações no trânsito da região central da cidade, no entorno do empreendimento Chácara Mall. Sinalizações de solo e semáforos para pedestres estão sendo concluídos. “O objetivo dessas intervenções é melhorar a segurança para o tráfego de veículos e pessoas a pé, algo que reduzirá o risco de acidentes”, explica Oseas Martins, gestor municipal de Trânsito, pasta responsável pelos trabalhos.

 

 

Sinalização semafórica para pedestres

 

Semáforos para a travessia de pedestres foram instalados há cerca de 20 dias e passam a funcionar nesta segunda-feira (25), em cada um dos lados de seis faixas usadas para as travessias: quatro  entre as calçadas da Avenida Fernão Dias Paes – duas antes do cruzamento entre a via e a Rua Paschoal Gianfrancesco, após o ponto de ônibus do Chácara Mall (sentido Centro), e duas em frente ao McDonald´s, no mesmo sentido; uma entre as duas calçadas do cruzamento entre a Rua Paschoal Gianfrancesco e a Avenida; e a última entre as duas calçadas da Avenida Bertioga (trecho próximo ao McDonald´s). “Trata-se de uma reivindicação antiga, que conseguimos viabilizar recentemente e darão mais tranquilidade aos pedestres”, afirma Martins. 

 

 

 

Avenida Bertioga com trânsito alterado

 

O tráfego na Avenida Bertioga terá algumas mudanças, a partir de domingo (24). Os motoristas que estiverem na via, no sentido Jardim Bertioga, passarão a ter, por volta das 11 horas, preferência sobre os condutores que estiverem nos dois lados da Rua Atroaris, no cruzamento com a Avenida, já que será desfeita a sinalização de parada obrigatória na Bertioga. Quem vier pela Rua, a partir do Jardim Continente, precisará parar – na sinalização de solo que será reforçada -, assim como quem chegar à Bertioga, vindo do Jardim Itália, no cruzamento onde passará a haver um sinal de pare.

 

Quem vier da Atroaris e quiser cruzar a Avenida, para acessar o Jardim Itália, continuará a ter de parar ao final da travessa sobre o Córrego Bertioga, no ponto que também terá a sinalização de solo realçada. “Ultimamente, este trecho tem sido um pouco perigoso, já que os motoristas não têm clareza sobre quem possui a preferência. Com as mudanças, tudo ficará mais fácil de entender”, explica o gestor de Trânsito.

 

 

A equipe de sinalização, com pintores e ajudantes, também limpará e arrumará placas, e retirará anúncios publicitários de postes próximos ao local. As intervenções serão feitas enquanto secar a tinta usada nos sinais de parada obrigatória.

 

 

Nova preferência

 

Quem utiliza a Rua Paschoal Gianfrancesco, após passar pela Avenida Bertioga, conta desde o último domingo (17), com uma terceira faixa, para subir a Rua José Dias de Castro, bem em frente ao posto de gasolina do Chácara Mall. Dessa forma, os motoristas não precisam mais esperar a abertura do semáforo para fazer a subida, mas devem dar preferência aos vindos da Avenida Fernão Dias Paes Leme.