AcessaSP ganha novas instalações, no prédio do Facilita

Destaques

A partir desta quarta-feira (20), munícipes contam com novo local para acesso gratuito à internet e a impressões

Várzea Paulista tem o AcessaSP em um novo espaço, agora no prédio do Facilita. Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito Juvenal Rossi e autoridades municipais inauguraram oficialmente as instalações, com uma solenidade, no saguão do Facilita, e a inauguração do recinto onde passa a funcionar o serviço de acesso gratuito à internet, prestado em parceria com o Governo Estadual. “Aqui, as pessoas contam com a proximidade do ponto de integração de ônibus entre bairros, já podem resolver outras questões no próprio prédio. É mais um passo da inclusão digital necessária inclusive à qualificação de nossos varzinos para o mercado de trabalho”, celebrou o prefeito.

De segunda a sexta-feira, basta se dirigir ao posto, com o RG, para utilizar a internet e até mesmo fazer impressões gratuitas, em quantidade limitada. “Caso o munícipe precise imprimir algum documento necessário em algum outro atendimento do Facilita, por exemplo, não precisará voltar à residência e conseguirá ser atendido no mesmo dia, com comodidade”, explica o prefeito. “Também haverá a opção de realizar pesquisas escolares, com o auxílio de um monitor. O espaço será uma espécie de biblioteca digital, a um quarteirão da biblioteca física, da Praça CEU”, destaca o gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno.

Para Rossi, o município vive mais um importante momento, após os vários desafios enfrentados pela administração chefiada, para reorganizar as finanças municipais e melhorar a infraestrutura da cidade. “Após essa reconstrução, a inclusão digital, fortalecida com as instalações inauguradas, é mais uma inovação no intuito de melhorar a autoestima dos varzinos e melhorar suas chances de preencher as vagas de emprego que estamos buscando”, complementou o prefeito.

O vice-prefeito e gestor municipal de Educação, Rodolfo Braga, ressaltou que Várzea Paulista não pode caminhar na contramão da tendência mundial. “O mundo se tornou digital nos últimos anos e, desde 2013, temos fornecido importantes capacitações em nossos três Telecentros, como as aulas de Excel avançado, totalmente gratuitas e que têm um custo considerável em escolas particulares. Ultimamente, temos ministrado cursos no período noturno, com salas lotadas”, relatou.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Weslen Campos, citou o progresso representado pela inauguração. “Diante de um evento deste peso, fico satisfeito com o avanço. Continuemos assim, a avançar, sempre”.

O gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Marco Bueno, reconheceu os esforços feitos para a viabilização da inauguração. “Agradeço aos profissionais de minha equipe e do CPD (Centro de Processamento de Dados), pelo trabalho realizado para podermos realizar esta inauguração”.

Também prestigiaram inauguração os vereadores Nil, Robertinho, Osmar do Mirante e Giba Moraes; a presidente da ACE (Associação Comercial Empresarial) de Várzea Paulista, Vivian Creato; além dos gestores municipal de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, da Ouvidoria Geral do Município, Leandro Marques, e de Planejamento e Inovação, David Alexandre, entre outras autoridades de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Atendimento

O AcessaSP funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h00 às 16h30, no primeiro andar do Facilita. Somente o RG original é necessário. O endereço é Rua João Póvoa, 97 – Jardim do Lar – Várzea Paulista.

Outras novidades

Bueno também adiantou, na inauguração, que a cidade passa a ter uma unidade do (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Várzea Paulista, a partir de outubro deste ano. “Hoje já temos um posto da instituição, mas com uma unidade ampliaremos os serviços disponíveis a nossos empreendedores”, explicou o gestor.

O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, feito em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), já aplicado em três escolas municipais, dos bairros Jardim Mirante, Jardim Buriti e Vila Real (Anos I a V) será ampliado em 2018. “No ano que vem, o trabalho passará a ser realizado em todas as escolas da Rede Municipal. As crianças, a partir de seis anos de idade, receberão as formações sobre empreendedorismo e sairão do quinto ano com um diploma por ano. Os professores, por sua vez, tornam-se, com a iniciativa, agentes do Sebrae”, declarou o administrador.