Equipe de Comunicação capacita servidores da Saúde para atuação em redes sociais

Destaques

Membros da Assessoria de Imprensa da Prefeitura iniciam projeto inovador para a descentralização da comunicação via Facebook

O departamento de Comunicação da Prefeitura de Várzea Paulista promoveu uma formação sobre padronização de mídias sociais a funcionários de equipamentos de saúde da cidade, na manhã desta terça-feira (19). A sala de reuniões da UBS (Unidade Básica de Saúde) Cruz Alta sediou breves explanações dos comunicadores, sobre como produzir textos e fotos nas páginas oficiais dos órgãos no Facebook, a serem criadas nesta semana. “Nossa ideia é levar todos a se comunicarem, algo que tornará os locais mais ativos e próximos à comunidade, que não perderá as informações relevantes diretamente a ela”, explicou o diretor de Comunicação Institucional, Gustavo Netto.

Na primeira parte, baseada na apostila elaborada pela jornalista Juliana Leandro, os jornalistas explanaram a importância de manter todas as páginas ativas, sob acompanhamento constante da Assessoria de Imprensa e com uma identidade visual definida. Também foram expostos cuidados a tomar em publicações, para não ferirem a intimidade ou configurarem crimes, como de discriminação ou mesmo promoção pessoal.

Os textos espontâneos ou como resposta, breves e objetivos, possibilitarão informar periodicamente a população local atendida por cada um dos órgãos – interessada nos assuntos próprios dos equipamentos que os atendem.

A fotografia foi o tema principal da segunda etapa da capacitação. Os profissionais da área disponibilizaram dicas básicas para a captação de boas imagens, como o uso inteligente da luz ambiente; a configuração simplificada dos celulares usados; e enquadramentos adequados à mensagem desejada. “De nada adianta ter toda a tecnologia atual à disposição, sem a criatividade e a sensibilidade para informar bem”, explicou o fotógrafo Nilson Cologni.

Cada funcionário ficou incumbido de registrar uma foto e pensar em um pequeno texto, acerca do órgão em que trabalha. O material será avaliado pela Assessoria de Imprensa, ainda nesta semana, no momento em que serão criadas as páginas, para valer como a primeira publicação.

Aprovação

A gerente da UBS Jardim Promeca, Nora Nei, considerou importante a possibilidade de divulgar informações em uma página oficial da unidade. “Poderei divulgar fluxos de atendimento para sanar eventuais dúvidas”.

A administradora também já vislumbra divulgar histórias interessantes de pacientes. “Um caso de superação muito bonito em breve se tornará uma postagem em nossa página”, adiantou.

Prosseguimento do trabalho

Nos próximos meses, a mesma formação será aplicada com representantes dos demais equipamentos de atendimento público, das outras Unidades Gestoras da Prefeitura. A ideia é que todos os órgãos que prestam atendimento regionalizado possuam páginas institucionais, sob a supervisão da Assessoria de Imprensa.