Várzea Paulista inicia Semana Nacional de Trânsito com palestra educativa

Trânsito - Destaques

Especialista Eliseu Ruiz forneceu boas orientações para evitar acidentes aos presentes; autoridades também tecem palavras de incentivo

 

Nesta segunda-feira (18), uma cerimônia marcou o início da Semana Nacional de Trânsito em Várzea Paulista, na Câmara Municipal da cidade. A palestra com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, o mesmo da programação da semana, foi o principal momento do evento, bastante didático, e precedido por palavras encorajadoras das autoridades presentes. “Nosso objetivo é persistir até que o trânsito esteja mais seguro”, declarou o gestor municipal de Trânsito, Oseas Martins.

 

O palestrante, Eliseu Ruiz, atualmente é consultor do Cevat (Centro Educacional de Valorização no Trânsito) e foi coordenador de cursos no Detran-SP, por mais de 20 anos. Com sua vasta experiência, fez questão de ressaltar a importância dos cuidados diários para evitar acidentes. “Desconhecer trânsito pode levar à morte, o que não acontece, por exemplo, quando não se sabe fazer um cálculo matemático ou falar o português corretamente”, complementou.

 

 

Várias atitudes cotidianas ajudam a evitar tristes episódios, segundo o consultor. Nesse sentido, agentes públicos precisam dar o exemplo e não fazer como o motorista de um senador, que estacionou um carro oficial em uma área na qual isso era proibido, em um caso demonstrado pelo palestrante, com uma foto. “Condutores representam autoridades e precisam ter responsabilidade, para levar a população a respeitar as regras existentes”, alertou. 

 

Em sua exposição, Ruiz também destacou as diretrizes legais que permitem à União legislar sobre trânsito e, aos outros entes políticos, fazer leis sobre transporte.

 

O formador explicou que a Semana Nacional de Trânsito faz parte da Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), instaurada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2011. Naquele ano, o órgão identificou que os acidentes de trânsito consistem em uma das principais causas de morte em todo o mundo. “A ONU recomendou que os acidentes fossem reduzidos em pelo menos 50% até o final desse período, algo que o Brasil acatou e esperamos conseguir cumprir”, completou Ruiz. 

 

O prefeito Juvenal Rossi elogiou o trabalho já realizado pela Unidade Gestora de Trânsito, que tem tornado Várzea Paulista uma das cidades mais seguras na área. Na avaliação do gestor, o trabalho de prevenção, com a conscientização, ainda é o melhor caminho para modificar comportamentos e garantir maior segurança entre pedestres e motoristas. “A imprudência, além de todos os riscos, gera gastos públicos. Muitas vezes, a construção de uma lombada poderia ser evitada se fosse respeitada a velocidade máxima do local”, exemplificou.

 

 

Segundo o gestor municipal de Trânsito, Oseas Martins, o trabalho educativo deve perdurar na cidade, para que os resultados sejam cada vez melhores. “O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) completa 20 anos em 2018 e ainda temos a multa por não usar o cinto de segurança como uma das mais aplicadas no município”, apontou.

 

 

Educação visual e muito trabalho 

 

Quem também elogiou a Semana Nacional de Trânsito foi o vice-presidente da Câmara Municipal, Weslen Campos. Em seu entender, a  iniciativa certamente trará um enriquecimento aos participantes. “Gostei das palavras presentes camisetas que vocês (funcionários da Unidade Gestora de Trânsito) estão usando – ‘Atenção, gentileza, respeito’. Com essas atitudes, teremos um trânsito muito melhor”, elogiou o parlamentar.

 

O comandante da GCM (Guarda Civil Municipal) varzina fez questão de enaltecer o serviço prestado pelos agentes de trânsito da cidade. “Quero agradecer a esses servidores, que têm aplicado o que já aprenderam em sua carreira e têm levado o trânsito da cidade a se desenvolver. É um trabalho árduo que está sendo muito bem feito”.

 

 

 

Alerta e lembretes 

 

Durante o evento, também foi exposto um vídeo bastante chocante com anúncios de conscientização, que expõem trágicos acidentes com mortes e tristes lembranças em familiares e conhecidos das vítimas. Após a exibição, o coordenador de Operações e Educação de Trânsito da cidade, Carlos Ferreira, reforçou a importância da direção defensiva e do trabalho preventivo realizado pelos agentes de trânsito em Várzea Paulista.

 

Todos os presentes ganharam um kit, com um saco de lixo para carro, estilizado; um material informativo contendo orientações como “Se for dirigir, não beba!”; e dois gibis infantis sobre educação no trânsito.

 

 

Semana Nacional de Trânsito em Várzea Paulista

 

20 de setembro, 9 horas

Palestra na empresa Transkompa – tema: “Trânsito Seguro”;

 

21 de setembro, 14 horas

Palestra a alunos do Centro Educacional e Fundamental Tia Edineide (Vila Santa Terezinha) – tema: “A Criança no Trânsito”;

 

22 de setembro, das 15h30 às 17 horas

Pedágio educativo na Avenida Fernão Dias Paes Leme – Centro –Várzea Paulista (ponto próximo ao Fórum), com a distribuição de kits iguais aos da palestra de abertura;

 

23 de setembro, das 10 às 12 horas

Pedágio educativo na Avenida Fernão Dias Paes Leme – Centro – Várzea Paulista (ponto próximo ao Banco do Brasil), com entrega de kits do mesmo tipo.